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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Marques, Adílio Jorge | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Jean Carlos Miranda da | - |
Autor(es): dc.contributor | Biasse, Anselmo Domingos | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Samuel Vieira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:33:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:33:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22741 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773018 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa escrita a partir do campo da história da educação busca apresentar à comunidade acadêmica a contribuição da maçonaria na educação brasileira no final do século XIX. A maçonaria é sempre citada nos livros de História do Brasil principalmente por conta da sua atuação política no século XIX, no entanto, a participação da ordem noutros acontecimentos históricos nacionais carecem de maiores investigações. A pesquisa adota a metodologia bibliográfica e documental visando investigar a criação e manutenção de escolas pela maçonaria brasileira no período compreendido entre 1869 e 1900, analisando o seu papel tanto na defesa do ensino laico quanto na participação efetiva na educação nacional. Foram analisados os boletins oficiais da maçonaria brasileira sob a guarda da seção de periódicos da Fundação Biblioteca Nacional, instituição localizada na cidade do Rio de Janeiro. Tomamos a participação da maçonaria na criação e manutenção de escolas assim como a defesa do ensino laico tanto como fonte quanto objeto de pesquisa. O texto destaca a luta da maçonaria na defesa do ensino laico, público e gratuito; a fundação e manutenção de escolas pela maçonaria; e, a influência da maçonaria na ilustração brasileira no final do século XIX. No final do século XIX a instituição maçônica ligada ao campo liberal lutou pelo estabelecimento de uma sociedade secular. Os posicionamentos maçônicos eram contrários à visão de mundo defendida pela Igreja Católica. A pesquisa pretende preencher lacunas da história do Brasil que foram omitidas em grande parte dos livros de história ao demonstrar que a instituição maçonaria apesar de manter um número expressivo de escolas por todo o país no final do século XIX passou despercebida pela historiografia tradicional. Que a maçonaria dentre outras instituições também deu sua contribuição à história brasileira, sobretudo a história da educação. | - |
Descrição: dc.description | The research written from the field of the history of education seeks to present to the academic community the contribution of freemasonry to Brazilian education in the late nineteenth century. Freemasonry is always cited in the History books of Brazil mainly because of its political activity in the nineteenth century, however, the participation of order in other national historical events need further investigation. The research adopts the bibliographical and documentary methodology to investigate the creation and maintenance of schools by Brazilian Freemasonry in the period between 1869 and 1900, analyzing their role both in the defense of lay teaching and the effective participation in national education. The official bulletins of the Brazilian freemasonry were analyzed, under the custody of the periodical section of the National Library Foundation, an institution located in the city of Rio de Janeiro. We take freemasonry's participation in the creation and maintenance of schools as well as the defense of secular teaching both as a source and as a research object. The text highlights the struggle of freemasonry in the defense of secular, public and free education; the foundation and maintenance of schools by freemasonry; and the influence of freemasonry on Brazilian illustration in the late nineteenth century. At the end of the nineteenth century the masonic institution linked to the liberal camp fought for the establishment of a secular society. The masonic positions were contrary to the worldview advocated by the Catholic Church. The research intends to fill gaps in the history of Brazil that have been omitted in most of the history books by demonstrating that the freemasonry institution despite maintaining an expressive number of schools throughout the country in the late nineteenth century went unnoticed by traditional historiography. That freemasonry among other institutions also contributed to Brazilian history, especially the history of education. | - |
Descrição: dc.description | 280 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maçonaria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laicidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Freemasonry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Secularism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Título: dc.title | A participação da maçonaria brasileira na defesa do ensino laico e na criação e manutenção de escolas no final do século XIX (1869-1900) no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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