Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ramos Filho, Américo da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Fontanillas, Carlos Navarro | - |
Autor(es): dc.contributor | Leão, Maurício de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Ismael Domingues de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:33:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:33:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8745 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/773008 | - |
Descrição: dc.description | Conforme a compreensão do conceito de competências evolui, mais se entende sobre suas contribuições para a administração. Portanto, o presente trabalho busca demonstrar a forma pela qual as competências se relacionam com a estratégia da organização e seus processos, exemplificando através de alguns modelos de implementação presentes na literatura. Para a realização desta tarefa, utilizou-se inicialmente a pesquisa bibliográfica. Cada conceito envolvido foi primeiramente definido, para depois apresentar sua relação com os demais, sempre mantendo a ênfase nas competências. Por fim, realizou-se um estudo de caso em uma biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) através de pesquisa descritiva de natureza qualitativa com o intuito de analisar as competências mobilizadas em seus processos e sua contribuição para alcançar os objetivos estratégicos do instituto. Concluiu-se que não há uma visão orientada pelas competências alinhada à estratégia no IFRJ, e isto acaba por prejudicar a execução dos processos, seja porque os funcionários não são devidamente treinados, seja porque os processos não são conhecidos de todos. Ao fim, demonstra-se como a gestão por competências pode contribuir positivamente para a estratégia do instituto ao equipá-lo com meios de identificar as competências disponíveis, necessárias e aquelas que precisam ser desenvolvidas para alcançar seus objetivos estratégicos | - |
Descrição: dc.description | According to how the concept of competences evolve, more is known about how it can contribute to administration. Therefore, the present work aims to demonstrate the way competences are related to the strategy of the organizations and its processes, exemplifying throught some models of implementation existing in literature. To accomplish this task, it was initially used bibliographic research. Each concept involved was firstly defined, and then presented its relation with the others, always keeping the emphasis in competences. Finally, a study case was realized in a library of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), throught a descritive research of qualitative nature with the intente to analyse the mobilized competences in its processes and their contribution to achieve the institute’s strategic objectives. It was concluded that there is no vision oriented by competences aligned to the strategy in IFRJ, so the work is prejudiced, either because the employees are not properly trained, either because not all of them know how the process is performed. At the end, it is demonstrated how the management of competence may contribute positively to the strategy of the institute by equipping it with means to identify its available competences, needed and those that requires to be developed to achieve the institute’s strategic objectives | - |
Descrição: dc.description | 70 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão por competências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Strategy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Management of competence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Library | - |
Título: dc.title | Gestão por competências alinhada à estratégia e aos processos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: