A moda como souvenir: um estudo sobre a imagem do país na moda brasileira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Valéria Lima-
Autor(es): dc.contributorFonseca Filho, Ari da Silva-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Helena Catão Henriques-
Autor(es): dc.contributorSilva, Erly Maria de Carvalho e-
Autor(es): dc.creatorSilva, Jessica Teles da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1076-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772987-
Descrição: dc.descriptionO turismo é uma atividade que abrange diversas áreas. Por sua multiplicidade, o turismo está ligado a aspectos sociais, históricos, culturais e econômicos de uma localidade, incluindose nessa relação a produção de imagens e imaginários sobre um lugar. Neste trabalho abordaremos a imagem do país como forma de divulgação turística pelo viés da moda, uma vez que esta mobiliza representações da nação ou elementos brasileiros como diferencial no mercado nacional e internacional do vestuário. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com profissionais da moda e do turismo para entender a relação ainda pouco percebida entre os dois setores em suas diferentes dimensões e o seu potencial. Duas das faces dessa relação que são mais conhecidas e exploradas são a da moda como propulsora do turismo de eventos – que atraem turistas e visitantes do Brasil e do mundo – e o turismo de negócios, que abrange a indústria têxtil e de confecção. Conclui-se que é preciso ter um melhor conhecimento do potencial da relação entre a moda e o turismo visando a uma ação integrada entre os profissionais dos dois setores para que se possa organizar a oferta de novos produtos e serviços com originalidade e explorando a identidade nacional como diferencial competitivo, estimulando o desenvolvimento de ambos os setores-
Descrição: dc.descriptionTourism is an activity that covers several areas. By their multiplicity, tourism is linked to social aspects, historical, cultural and economic of a locality, including in relation to images and imaginary production about a place. In this paper we will discuss the country's image as a tourist by the fashion bias disclosure, since this mobilizes nation's representations or Brazilian elements as a differential in the domestic and international markets for the clothing. For this, a qualitative research based on bibliographical research and semistructured interviews with fashion and tourism professionals to understand the relationship still little perceived between the two sectors in its different dimensions and its potential. Two of the faces of this relationship are best known and exploited are the fashion as a promoter of tourism – events that attracts tourists and visitors from Brazil and the world – and business tourism, covering the textile and confection. It is concluded that it is necessary tom have a better understanding of the potential of the relationship between fashion and tourism aimed at an integrated action between the professionals of the two sectors in order to organize the supply of new products and services with originality and exploring national identity as a competitive differentiator, stimulating the development of both sectors-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectImagem-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectModa-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectModa-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectImage-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Palavras-chave: dc.subjectFashion-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Título: dc.titleA moda como souvenir: um estudo sobre a imagem do país na moda brasileira-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.