A produção curricular na relação museu-escola: um estudo sobre as visitas escolares ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Maria Jacqueline Girão Soares de-
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorLima, Isabel Victória Corrêa Van Der Ley-
Autor(es): dc.contributorReis, Graça Regina Franco da Silva-
Autor(es): dc.creatorBiondo, Franco Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15037-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772985-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo investigar produções curriculares ocorridas a partir das visitas escolares ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro. O AquaRio foi inaugurado em novembro de 2016 e se anuncia como um centro de pesquisa, conservação, cultura e educação. Neste último aspecto, o aquário possui uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, através da qual professores de escolas municipais podem realizar visitas gratuitas com seus estudantes. A dissertação está organizada em dois blocos, cada um dotado de uma argumentação teórica seguida de uma investigação empírica. Em um primeiro momento é realizada uma discussão sobre o AquaRio para compreender seu histórico e seus objetivos institucionais e pedagógicos. Em seguida, a partir de um levantamento bibliográfico, é argumentado que os aquários de visitação apresentam as Ciências da Natureza (CN) e a Educação Ambiental (EA) como suas principais dimensões educativas. Após uma discussão sobre educação não formal e educação museal, é afirmado que esses espaços compõem um grupo específico de museus de ciência, cujas exposições e práticas educativas podem ser investigadas a partir da noção não consensual de currículo museal (MARTINS, 2018). Por meio de uma análise de conteúdo (BASTOS, 2009) do portal eletrônico do AquaRio, é verificado que as CN – principalmente a Ecologia, a Etologia e a Evolução – e a EA – embasada no lema “conhecer para preservar” – ocupam lugar de destaque nas descrições das exposições permanentes e temporárias, as quais são interpretadas, nesta pesquisa, como a proposta curricular do aquário. No segundo bloco, são discutidas as potencialidades da compreensão do currículo museal como o enredo de uma história (VALLANCE, 2004), sobretudo no âmbito das visitas escolares. É afirmado que, em tais situações, mediadores, professores e estudantes interagem com o circuito expositivo de um museu de maneiras próprias, criando currículos na medida em que reescrevem a proposta da instituição. Assim, após a realização de entrevistas semiestruturadas com um ex-mediador e cinco professores que atuaram em visitas escolares ao AquaRio, é realizada uma análise temática (BRAUN & CLARKE, 2006) de tais entrevistas. A discussão dos dados produzidos aponta para: a relevância atribuída à conexão da excursão com o planejamento escolar; a presença das CN e da EA – interpretadas como estratégias (CERTEAU, 2014) do AquaRio – na abordagem dos mediadores; a importância atribuída aos aspectos didáticos da mediação; a prevalência da macrotendência conservacionista da EA (LAYRARGUES & LIMA, 2014) nessa abordagem; e a possibilidade de ampliação dos sentidos de uma visita escolar por meio das táticas (CERTEAU, 2014) realizadas pelos sujeitos presentes. Em seguida, é discutida a inserção das excursões ao AquaRio no currículo escolar a partir dos trabalhos realizados por professores e estudantes, indicando currículos pensadospraticados (OLIVEIRA, 2013) por sujeitos diversos. Por fim, é argumentado que as visitas escolares ao AquaRio e a museus de ciência de forma geral podem propiciar oportunidades de ampliação curricular sobre a Biologia Marinha e outros conhecimentos.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to investigate curricular practices that emerge from school visits to the Rio de Janeiro Marine Aquarium (AquaRio). Opened in November 2016, AquaRio advertises itself as a centre for research, conservation, culture and education. In the latter, the aquarium has a partnership with the Rio de Janeiro Municipal Department of Education, through which teachers of municipal schools can engage in free visits with their students. This dissertation is organized in two blocks, each initiated by a theoretical argument followed by an empirical investigation. First, a discussion about AquaRio is held to understand its history and its institutional and pedagogical objectives. Then, from a bibliographic survey, it is argued that aquariums present Natural Sciences (NS) and Environmental Education (EE) as their main educational dimensions. After a discussion about non-formal education and museum education, it is stated that these spaces make up a specific group of science museums, whose exhibitions and educational practices can be investigated from the non-consensual notion of museum curriculum (MARTINS, 2018). Through a content analysis (BASTOS, 2009) of the AquaRio website, it is verified that NS – mainly Ecology, Ethology and Evolution – and EE – based on the motto “know to preserve” – occupy a prominent place in the descriptions of both permanent and temporary exhibitions, interpreted in this research as the curricular proposal of the aquarium. In the second block of the dissertation, the understanding of the museum curriculum as a storyline is discussed (VALLANCE, 2004), especially in the context of school visits. It is stated that, in such situations, students, teachers and museum educators interact with the exhibition in their own ways, creating curricula as they rewrite the institution's proposal. Thus, after conducting semi-structured interviews with a former museum educator and five teachers who worked on school visits to AquaRio, a thematic analysis (BRAUN & CLARKE, 2006) of such interviews is performed. The discussion of the data points to: the relevance attributed to the connection of the school visit with the school’s annual planning; the presence of NS and EE – interpreted as strategies (CERTEAU, 2014) of AquaRio – in the approach of museum educators; the importance attributed to the didactic aspects of the educator’s role; the prevalence of the conservationist trend of EE (LAYRARGUES & LIMA, 2014) in this approach; and the possibility of expanding the senses of a school visit through the tactics (CERTEAU, 2014) performed by the subjects. Then, the relation between the visit to the aquarium and the school curriculum is discussed from the activities performed by teachers and students, indicating thoughtpracticed curricula (OLIVEIRA, 2013) built by diverse subjects. Finally, it is argued that school visits to the AquaRio and science museums in general may provide opportunities for curriculum expansion in terms of Marine Biology and another knowledge-
Descrição: dc.description163 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Museal-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo escolar-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu-
Palavras-chave: dc.subjectAquário marinho-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências naturais-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectMuseum Education-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental Education-
Palavras-chave: dc.subjectScience Teaching-
Título: dc.titleA produção curricular na relação museu-escola: um estudo sobre as visitas escolares ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.