"Você é o que você come": ensaio sobre a construção simbólica do corpo por meio da alimentação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGajanigo, Paulo Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorGajanigo, Paulo Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Tiago Tavares de Castro-
Autor(es): dc.contributorValpassos, Carlos Abraão Moura-
Autor(es): dc.creatorPessanha, Kelly Velasco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14459-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772984-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desse trabalho é estudar a relação dos indivíduos com o alimento, suas escolhas alimentares e o papel da imagem corporal nestas escolhas a partir da leitura de bibliografia especializada e análise comparativa de materiais compartilhados via internet nas mídias sociais virtuais, do Instagram e Facebook, fazendo um paralelo entre comunidades virtuais de frequentadores assíduos de academias autodenominados “ratos de academia” e de pessoas que sofrem de transtornos alimentares, com foco na anorexia e bulimia, suas práticas alimentares e necessidade em alcançar o ideal de beleza aceito socialmente, levando em conta a interatividade dos usuários das mídias sociais e suas relações dentro dessas comunidades virtuais. O Instagram é uma mídia social online de compartilhamento de fotos e vídeos de curta duração, disponivel somente para dispositivos móveis, que permite aplicar filtros digitais, compartilhá-los com outros usuários e em uma variedade de serviços de redes sociais, como Facebook, Twitter, Tumblr e Flickr. O Facebook também é uma mídia social e trata-se de uma página da web e na qual seus usuários registrados trocam informações pessoais e uma série de conteúdos, onde podem ser criadas comunidades de maneira virtual, onde é possível escrever mensagens para parabenizar os amigos pelo aniversário, postar imagens e vídeos ao vivo, criar álbuns, curtir e compartilhar postagens de outros usuários e também é possível conhecer gente nova de qualquer país do mundo. A Comunidade virtual designa um grupo de pessoas que se reúnem na Internet com interesses comuns. Geralmente essas comunidades tem o objetivo de compartilhar dicas, conselhos ou, simplesmente, debater um assunto-
Descrição: dc.descriptionThe goal of this paper is to study the relationship between individuals and food, their food choices and the paper of body image in that choices, from the reading of specialized bibliography and comparative analysis of shared materials on the internet in the social virtual medias, from Instagram and Facebook, making a parallel between virtual communities of regular attendees of gyms self named “gym rats” and people that suffer from eating disorders, focusing on anorexia and bulimia, their food practices and need to reach the social accepted beauty ideal, taking into account the social media users interactivity and their relationships within these virtual communities. Instagram is an online social media for sharing pictures and short duration videos, only available on mobile devices, that allows applying digital filters, sharing them with another users from a variety of social networks like Facebook, Twitter, Tumblr and Flickr. Facebook is also a social media and it is a web page in which registered users share personal information and a series of contents, where they can create virtual communities, where it is possible to write messages of congratulations for friends’ birthday, to post images and live videos, to create albums, like and share posts of another users and also know new people from any country of the world. The virtual community designates a group of people with common interests that meet online. These communities usually aims to share hints, advices or, simply, to discuss a subject-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherCampos dos Goytacazes-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAlimento-
Palavras-chave: dc.subjectDieta-
Palavras-chave: dc.subjectAnorexia-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentação-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução social-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo-
Palavras-chave: dc.subjectSimbolismo-
Palavras-chave: dc.subjectAnorexia nervosa-
Palavras-chave: dc.subjectRede social on-line-
Palavras-chave: dc.subjectImagem corporal-
Palavras-chave: dc.subjectAcademia de ginástica-
Palavras-chave: dc.subjectDieta-
Palavras-chave: dc.subjectFood-
Palavras-chave: dc.subjectDiet-
Palavras-chave: dc.subjectAnorexia-
Palavras-chave: dc.subjectBody-
Título: dc.title"Você é o que você come": ensaio sobre a construção simbólica do corpo por meio da alimentação-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.