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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Jorge, Silvio Renato | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Mônica do Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor | Coutinho, Alexandre Montaury Baptista | - |
Autor(es): dc.contributor | Calvão, Dalva | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Maria Lúcia Wiltshire de | - |
Autor(es): dc.creator | Botelho, Patricia Pedrosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:33:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:33:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8182 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772968 | - |
Descrição: dc.description | Com a intenção de analisar comparativamente os pontos de contato entre os projetos literários dos romances, Partes de África, do escritor português Helder Macedo, e Nove Noites, do escritor brasileiro Bernardo Carvalho, discutiremos as formas pelas quais estes textos apresentam suas estratégias de representação, questionando os cânones estáveis das convenções narrativas tradicionais. Por enfocarem as configurações do gênero autobiográfico, estas obras serão trabalhadas segundo os paradigmas que regem a noção de “crise”, geralmente enfatizada pelo discurso crítico quando se refere à produção contemporânea relacionada à autobiografia. Para tanto, buscaremos também compreender o lugar do leitor diante de linhas tênues que põem em dúvida não só a legitimidade das experiências vividas e/ou encenadas, como também a própria percepção da realidade. Frente a discursos instáveis e provocativos, que desenvolvem a ideia de jogo, nossa pesquisa pretende demonstrar de que modo se dá a organização interna desses romances, ao problematizarem a inserção de aspectos memorialísticos em um contexto que opera no confronto entre a História e a ficcionalização de uma possível da verdade empírica | - |
Descrição: dc.description | In order to make a comparative analysis between literary projects regarding Partes de África written by a Portuguese writer called Helder Macedo and Nove Noites written by a Brazilian writer called Bernardo Carvalho, one will discuss the way representation strategies are shown in these texts, questioning the stable standards in traditional narrative arrangement. For emphasizing autobiography patterns, these masterpieces will be worked concerning “crisis” paradigms, generally enhanced by critical discourse when it is referred to the contemporary and literary production related to autobiography. For this, one will also understand the reader’s place to examine not only lived and/or staged experiences’ legitimacy but also reality apprehension. Facing instable and stimulating discourses which are developed by the idea of a ‘game’, this thesis aims to infer the way those novels’ intern organization are worked as they discuss memory utterances in a context that is related to History and to the empirical truth fictionalization | - |
Descrição: dc.description | Con la intención de analizar comparativamente los puntos de contacto entre los proyectos literarios de las novelas Partes de África, del escritor português Helder Macedo, y Nueve noches, del escritor brasileño Bernardo Carvalho, discutiremos las formas por las cuales estos textos presentan sus estrategias de representación, poniendo de relieve los cánones estables de das convenciones narrativas tradicionales. Por trataren las configuraciones del género autobiográfico, estas obras serán discutidas bajo los paradigmas que rigen la noción de “crisis”, generalmente tratada por el discurso crítico cuando se refiere a la producción contemporánea relacionada a la autobiografía. También se buscará comprender el lugar dellector ante las tenues líneas que cuestionan no solamente la legitimidad de las experiencias vividas y/o representadas, sino la propia percepción de realidad. Ante a discursos instables y provocadores, que trabajan con la idea de juego, nuestra investigación busca demostrar de que manera se construye la organización interna de novelas cuya temática discute las nociones de inserción de memorialismo en un contexto que se construye en el ámbito de La História y de la ficcionalización de la verdad empírica | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Helder Macedo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bernardo Carvalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoficção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura comparada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ficção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autobiografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura comparada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica literária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self ficction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compared literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoficción | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura comparada | - |
Título: dc.title | Poéticas da incerteza, ficção da memória: Helder Macedo e Bernardo Carvalho | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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