As contribuições da interculturalidade para a sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRios, Flávia Mateus-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Rosana da Câmara-
Autor(es): dc.contributorMaciel, Regimeire-
Autor(es): dc.creatorEdmundo, Luiza Sacramento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21902-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772965-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo pretende relatar a aula intitulada “Mulheres Negras: Um retrato das desigualdades no Brasil” que foi realizada na disciplina de Sociologia com as/os alunas/os do 2o ano do ensino médio da Escola Intercultural Brasil-França, localizada no município de Niterói. A realização da atividade surge como uma das etapas do estágio supervisionado mediado pela disciplina Prática e Pesquisa de Ensino IV das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense.. O planejamento da atividade se deu no sentido de equacionar as propostas da perspectiva Intercultural à construção do conhecimento sociológico escolar. A atividade teve como objetivo levar as/os alunas/os a refletir criticamente, a partir do conceito de Interseccionalidade, as formas específicas pelas quais as desigualdades sociais atingem as mulheres negras no Brasil. O resultado da atividade revela a importância dos novos caminhos pedagógicos sendo traçados pela perspectiva da Educação Intercultural-
Descrição: dc.descriptionThis article intends to report on the class entitled "Black Women: A portrait of inequalities in Brazil" that was carried out in the discipline of Sociology with the students of the 2nd year of high school of the, Brazil-France Intercultural School located in the city of Niterói. The realization of the activity appears as one of the stages of the supervised internship mediated by the discipline Practical and Teaching Research IV. The planning of the activity took place in the sense of equating the proposals of the Intercultural perspective to the construction of school sociological knowledge. The activity had as objective to lead the students to reflect critically, from the concept of Intersectionality, the specific ways in which social inequalities reach black women in Brazil. The result of the activity reveals the importance of the new pedagogical paths being traced by the perspective of Intercultural Education-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação antirracista-
Palavras-chave: dc.subjectInterseccionalidade-
Palavras-chave: dc.subjectProtagonismo discente-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia intercultural-
Palavras-chave: dc.subjectEducação antirracista-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectEscola Intercultural Brasil-França-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectDouble-school-
Palavras-chave: dc.subjectAnti-racist education-
Palavras-chave: dc.subjectIntersectionality-
Título: dc.titleAs contribuições da interculturalidade para a sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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