Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rios, Flávia Mateus | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Rosana da Câmara | - |
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Regimeire | - |
Autor(es): dc.creator | Edmundo, Luiza Sacramento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:33:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:33:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21902 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772965 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo pretende relatar a aula intitulada “Mulheres Negras: Um retrato das desigualdades no Brasil” que foi realizada na disciplina de Sociologia com as/os alunas/os do 2o ano do ensino médio da Escola Intercultural Brasil-França, localizada no município de Niterói. A realização da atividade surge como uma das etapas do estágio supervisionado mediado pela disciplina Prática e Pesquisa de Ensino IV das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense.. O planejamento da atividade se deu no sentido de equacionar as propostas da perspectiva Intercultural à construção do conhecimento sociológico escolar. A atividade teve como objetivo levar as/os alunas/os a refletir criticamente, a partir do conceito de Interseccionalidade, as formas específicas pelas quais as desigualdades sociais atingem as mulheres negras no Brasil. O resultado da atividade revela a importância dos novos caminhos pedagógicos sendo traçados pela perspectiva da Educação Intercultural | - |
Descrição: dc.description | This article intends to report on the class entitled "Black Women: A portrait of inequalities in Brazil" that was carried out in the discipline of Sociology with the students of the 2nd year of high school of the, Brazil-France Intercultural School located in the city of Niterói. The realization of the activity appears as one of the stages of the supervised internship mediated by the discipline Practical and Teaching Research IV. The planning of the activity took place in the sense of equating the proposals of the Intercultural perspective to the construction of school sociological knowledge. The activity had as objective to lead the students to reflect critically, from the concept of Intersectionality, the specific ways in which social inequalities reach black women in Brazil. The result of the activity reveals the importance of the new pedagogical paths being traced by the perspective of Intercultural Education | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação antirracista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interseccionalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Protagonismo discente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia intercultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação antirracista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Intercultural Brasil-França | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Double-school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anti-racist education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intersectionality | - |
Título: dc.title | As contribuições da interculturalidade para a sociologia escolar: uma experiência na Escola Intercultural Brasil-França | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: