Plantas, artes e afetos: sementes para educações ambientais outras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSampaio, Shaula Maíra Vicentini de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9742373808121966-
Autor(es): dc.contributorPereira, Ana Paula Valle-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2890636374025425-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9955355880865022-
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5938392928150882-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0653048385000020-
Autor(es): dc.creatorCorrea, Mayra Velloso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29655-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772947-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve como objetivo explorar conexões entre plantas, arte e educação através de oficinas de experimentação na escola, procurando investigar de que forma as narrativas que emergem desses encontros nos ajudam a semear outros mundos para coexistir e potencializar nossas formas de resistência para enfrentar os tempos difíceis que emergem. Nesse caminho, buscou-se pensar, a partir de uma proposta de experimentação artística, uma educação ambiental na escola que nos permita ver o mundo de outras formas e encontrar maneiras outras de se relacionar com os outros seres, humanos e não-humanos. Através das oficinas realizadas foi possível ativar um olhar atento à vida que pulsa na cidade, e por meio da arte, criar e pensar em desvios que nos levem atravessar o tempo presente de maneira mais atenta e inventiva. Que narrativas germinam de encontros de sujeitos com plantas através da experimentação? Aqui, procuro abrir caminho a novos deslocamentos para pensar a educação ambiental na escola, no sentido de fazer brotar narrativas outras que contem sobre nossas relações com outros seres e com o ambiente. Considerando isso, foram planejadas oficinas, realizadas em dois dias, com alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Baltazar Bernardino em Niterói - RJ. No primeiro encontro, os alunos criaram espécies de plantas imaginadas, tendo como inspiração trechos de uma narrativa vegetal sobre a vida das ervas urbanas, além de caminhar pelo espaço da escola e fotografar algumas dessas plantas. No segundo dia, as espécies ganharam vida por meio de composições feitas sobre as fotografias utilizando a técnica de monotipia e alguns materiais vegetais. Foi montado um mural em conjunto, para expor as criações dos alunos. Nas discussões é lançado um olhar sobre o que as experimentações evocam. Para isso, puxam-se alguns fios entre o que foi produzido pelos participantes e questões pertinentes ao campo da educação, bem como seus entrelaçamentos com a arte, para tecer debates que exploram o lugar das práticas experimentais na escola e seus desdobramentos, pensando de que forma interferem em nossas maneiras de ver o mundo.-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to explore connections between plants, art and education through experimentation workshops at school, seeking to investigate how the narratives that emerge from these encounters help to cultivate other worlds to coexist and enhance our forms of resistance to faze tough times that emerge. Regarding this, I seek to think, from a proposal of artistic experimentation, an environmental education at school that allows us to see the world in other ways and find other ways of relating to other beings, human and non-human. Through the workshops held here, it is possible to activate an attentive look at the life that pulsates in the city, and through art, create and think about deviations that lead us to cross the present time in a more attentive and inventive way. What narratives germinate from encounters between subjects and plants through experimentation? Here, I try to pave the way for new displacements to think about environmental education at school, in the sense of making other narratives sprout that tell about our relationships with other beings and with the environment. Considering this, workshops were planned, held over two days, with students from the 2nd year of high school at Colégio Estadual Baltazar Bernardino in Niterói - RJ. In the first meeting, students created imaginary plant species, taking inspiration from excerpts from a plant narrative about the life of urban herbs, in addition to walking around the school space and photographing some of these plants. On the second day, the species came to life through compositions made on the photographs using the monotype technique and some plant materials. With some students help, we organized their creations in a wall exposed in school. In the discussions, a look is cast on what the experiments evoke. For this, some threads are pulled between what was produced by the participants and questions pertinent to the field of education, as well as their intertwining with art, to weave debates that explore the place of experimental practices in school and its consequences, thinking about how it interferes with our ways of seeing the world.-
Descrição: dc.description77 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVida multiespécie; Ecologias daninhas; Estudos Culturais; Educação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectCultura, Educação ambiental , Antropologia-
Palavras-chave: dc.subjectMultispecies life; Weed Ecology; Cultural studies; Environmental Education-
Título: dc.titlePlantas, artes e afetos: sementes para educações ambientais outras-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.