A ilusão diáfana de um diorama: natureza e patrimônio nas lendas indianistas de José de Alencar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Claudete Daflon dos-
Autor(es): dc.contributorSoares, Marcus Vinícius Nogueira-
Autor(es): dc.contributorVolobuef, Karin-
Autor(es): dc.contributorSantos, Marcelo dos-
Autor(es): dc.contributorCardoso, André Cabral de Almeida-
Autor(es): dc.creatorCorreia, Ana Maria Amorim-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30188-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772943-
Descrição: dc.descriptionA compreensão dos processos que envolvem a condição imperativa, no século XIX, de se criar a nação brasileira recém-independente exige atravessar diversas áreas, como as ciências e as artes. Nas letras, podemos destacar os esforços da formação de uma literatura nacional e da construção de uma épica capaz de cantar o passado glorioso. As ciências, por sua vez, também se debruçam sobre o passado a partir das descobertas da arqueologia. O encantamento com a Antiguidade é uma constante e coloca na agenda do século questões de memória, patrimônio, museus, conservação e restauração. Diante disso, nosso trabalho busca estabelecer relações entre as discussões propostas nessas diferentes áreas com a forma como José de Alencar construiu cenas da natureza e lendas indianistas como Iracema (1865) e Ubirajara (1874). Para esse fim, desenvolvemos uma leitura das narrativas indicadas a partir de discussões do campo do patrimônio e em diálogo com outros escritos do autor.-
Descrição: dc.descriptionThe comprehension of the processes surrounding the imperative condition, in the 19th century, of creating the newly independent Brazilian nation requires traversing several areas, such as the Sciences and the Arts. In Literature, we can highlight the efforts of the formation of a National Literature and the construction of an Epic capable of singing the glorious past. The Sciences, in its turn, also look into the past with the discoveries of Archeology. The enchantment with Antiquity is a constant and puts issues of memory, heritage, museums, conservation, and restoration on the century's agenda. Therefore, our work seeks to establish relationships between the discussions proposed in these different areas with the way that José de Alencar constructed nature scenes and indian legends such as Iracema (1865) and Ubirajara (1874). For this purpose, we developed a reading of the indicated narratives from discussions of the heritage field and in dialogue with other writings of the author.-
Descrição: dc.description163 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJosé de Alencar-
Palavras-chave: dc.subjectIracema-
Palavras-chave: dc.subjectUbirajara-
Palavras-chave: dc.subjectNatureza-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu-
Palavras-chave: dc.subjectJosé de Alencar-
Palavras-chave: dc.subjectIracema-
Palavras-chave: dc.subjectUbirajara-
Palavras-chave: dc.subjectNature-
Palavras-chave: dc.subjectHeritage-
Palavras-chave: dc.subjectMuseum-
Título: dc.titleA ilusão diáfana de um diorama: natureza e patrimônio nas lendas indianistas de José de Alencar-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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