Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Huguenin, José Augusto Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Monerat, Germano Amaral | - |
Autor(es): dc.contributor | Balthazar, Wagner Franklin | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9044330221835509 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5806476476274947 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5031014907752547 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4855581834199288 | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Rafael dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:33:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:33:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14937 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2020.mp.11035825775 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772942 | - |
Descrição: dc.description | Nesta dissertação será relatada a experiencia obtida com alunos do 3º ano do ensino médio onde foram tratados assuntos relativos a física moderna e contemporânea com o intuito de se discutir a natureza dual da luz. Para tanto, foi estabelecida uma ponte entre a física e poesia, com o objetivo de se obter mais um recurso didático para o ensino de física que una estas duas expressões de cultura. Foi elaborado um produto educacional voltado para o ensino da dualidade onda partícula, tendo como ponto de partida o poema Ser ou não ser de Antônio Gedeão. O produto educacional consiste numa sequência didática com questionário de levantamento de conhecimentos prévios, a leitura e interpretação do poema, construção de mapa mental, aula expositiva, realização de simulação seguindo um roteiro pré-determinado. Também é apresentado as bases teóricas que alicerçam esse trabalho. Para a avaliação do processo foram aplicados um questionário junto a realização da simulação e um teste final relativo ao que foi discutido nos encontros, e além disso, foi solicitado uma avaliação escrita sobre as atividades desenvolvidas nos encontros tópicos abordados | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. | - |
Descrição: dc.description | In this dissertation will be reported the experience obtained with students of the 3rd year of high school where subjects related to Modern and Contemporary Physics were treated in order to discuss the dual nature of light. To this end, a bridge was established between Physics and Poetry, aiming to obtain another didactic resource for the teaching of Physics that unites these two expressions of culture. An educational product was elaborated focused on the teaching of the Wave Particle Duality, having its starting point the Poem Being or Not Being by Antonio Gedeão. The Educational product consists of a didactic sequence with a previous knowledge survey questionnaire, reading and interpretation of the poem, construction of mind map, lecture, simulation based on a pre-determined script. It also presents the theoretical foundations that support this work. For the evaluation of the process, a questionnaire was applied to the simulation and a final test related to what was discussed in the meetings and a written evaluation of the activities developed in the topical meetings was requested | - |
Descrição: dc.description | 131f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dualidade onda-partícula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física moderna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Luz | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dualidade onda-partícula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Duality wave particle | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meaningful learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poetry | - |
Título: dc.title | Dualidade onda-partícula: uma sequência didática para o ensino médio utilizando o poema “Ser ou não ser” de Antônio Gedeão | - |
Título: dc.title | Wave-particular duality: a didactic sequence for high school using poem “To be or not to be” by Antônio Gedeão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: