A Tabela Periódica em quadrinhos: atividades lúdicas no Ensino de Ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChacon, Eluzir Pedrazzi-
Autor(es): dc.contributorMesseder, Jorge Cardoso-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Pedro Ivo Canesso-
Autor(es): dc.creatorGriõn, Tamirys Braga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28004-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772935-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo, elaborar e avaliar, sob a perspectiva dos sujeitos escolares, o uso de recurso didático, na modalidade História em Quadrinho, para introdução do conteúdo de Tabela Periódica no 9o Ano do Ensino Fundamental II, através da elaboração e aplicação de um conjunto de histórias em quadrinhos, seguidas de atividades lúdicas em forma de passatempo para fixar o conteúdo. Para embasamento teórico, foram utilizados os fundamentos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e do lúdico por intermédio de diversos autores consagrados na literatura. Na construção das narrativas das histórias em quadrinhos contidas no almanaque, baseou- se no perfil e vivência dos alunos, buscando-se utilizar uma linguagem simples e articulada ao cotidiano discente, abordando o conteúdo da Tabela Periódica de forma leve e contextualizada. O almanaque possui seis histórias em quadrinhos que visaram apresentar os principais cientistas envolvidos nas diversas tentativas de organizar oselementos químicos conhecidos em cada época; mostrar as características da Tabela Periódica atual e conhecer as principais características e aplicações de alguns metais, ametais e também, dos gases nobres. A Sequência Didática elaborada e aplicada para o ensino-aprendizagem do conteúdo utilizou além do almanaque, vídeos disponíveis na plataforma do YouTube e rodas de conversa para buscar a fixação do conteúdo e o esclarecimento das dúvidas, mostrando-se adequada ao ensino remoto. A avaliação do almanaque por alunos e professores, utilizando-se de questões presentes em formulários online, mostrou que o produto educacional elaborado é adequado e interessante para dinamizar a interação deste conteúdo de elevada importância para a área das Ciências da Natureza, com os discentes do 9o ano do Ensino Fundamental, evidenciando assim, novas perspectivas para a sala de aula, seja no ensino remoto, híbrido ou presencial.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to elaborate and evaluate, from the perspective of school subjects, the use of didactic resources, in the HQ modality, to introduce the content of the Periodic Table in the 9th. Year of Elementary School II, through the elaboration and application of a set of comics, followed by recreational activities in the form of a hobby to fix the content. For theoretical basis, the foundations of David Ausubel's Theory of Meaningful Learning and the Ludic Theory were used through several renowned authors in the literature. In the construction of the narratives of the comics contained in the almanac, it was based on the profile and experience of the students, seeking to use a simple and articulated language to the student's daily life, approaching the content of the Periodic Table in a light and contextualized way. The almanac has six comic strips that aim to present the main scientists involved in the various attempts to organize the chemical elements known at each time; show the characteristics of the current Periodic Table and know the main characteristics and applications of some metals, nonmetals and also of noble gases. The Didactic Sequence elaborated and applied for the teaching-learning of the content used, in addition to the almanac, videos available on the YouTube platform and conversation circles to seek to fix the content and clarify doubts, proving to be suitable for remote teaching. The evaluation of the almanac by students and teachers, using questions present in online forms, showed that the educational product elaborated is suitable and interesting to stimulate the interaction of this highly important content for the area of Natural Sciences, with the students of the 9th year of Elementary School, thus evidencing new perspectives for the classroom, whether in remote, hybrid or face-to-face teaching.-
Descrição: dc.description95 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias em Quadrinhos; Sequência Didática; Lúdico; Tabela Periódica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência, Aprendizagem significativa , Tabela periódica (Química), História em quadrinho, Sequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectComics; Didactic Sequence; Ludic; Periodic Table-
Título: dc.titleA Tabela Periódica em quadrinhos: atividades lúdicas no Ensino de Ciências-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.