Análise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorGutierrez, Ruben Huamanchumo-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Julia Rossini Valente de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21874-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772933-
Descrição: dc.descriptionA Transformação Digital é um tema que tem recebido, nos últimos anos, cada vez mais destaque nas esferas acadêmica e corporativa, sendo visto como um processo importante de ser compreendido, integrado à estratégia das organizações, aplicado e mensurado. Tal estratégia se apresenta como saída para que as empresas consigam prosperar e adquirir novas vantagens competitivas frente às mudanças decorrentes da 4a Revolução Industrial. Apesar dessa relevância, incorporar a Digitalização aos modelos de negócios na prática ainda é um desafio. Entretanto, em 2020, diversas empresas incorporaram iniciativas digitais à sua operação como resposta imediata à crise causada pela pandemia do Corona vírus, ainda que não tivessem seu plano de transformação digital estabelecido. Esse estudo consiste em avaliar o impacto da pandemia no nível de maturidade do processo de Digitalização em um caso específico de uma empresa do varejo, realizando uma comparação do diagnóstico de maturidade no contexto pré-pandemia e no contexto atual, assim como propor um roadmap de ações focadas em alavancar tal transformação. A abordagem utilizada foi um estudo de caso, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório e a coleta de dados foi realizada a partir de três entrevistas semiabertas com profissionais da empresa. A partir das entrevistas e das características do Modelo de Análise de Maturidade selecionado, concluiu-se que, no período de um ano, a organização adquiriu maior maturidade em seu processo de transformação digital, mas ainda possui diversos desafios para alcançar a classificação de maturidade máxima. Por fim, o estudo elaborou um roadmap de ações visando esse nível máximo, a partir do Método de Análise de Solução de Problemas (MASP) e o método GUT para o levantamento e priorização de ações necessárias-
Descrição: dc.descriptionDigital Transformation is a topic that has been, in the last few years, increasingly discussed in the academic and corporative environment, and it is considered an important process to be studied, integrated to business strategies, implemented, and measured. This strategy has been one opportunity for the companies to thrive and to acquire new competitive edges in the changing scenario due to the 4th Industrial Revolution. Despite this relevance, incorporating Digital approaches in the business models still is challenging. Nevertheless, in 2020, several companies incorporated digital initiatives to their operation as an immediate answer to the crisis caused by the Coronavirus pandemic, even if they did not have their digital transformation plans defined yet. This study consists in evaluating the impact of the pandemic on the digitalization process’ maturity level in a retail company, by making comparisons between the maturity diagnosis of their pre pandemic context and current context. Also, the study suggests a roadmap of actions focused on leveraging the digital transformation. The approach used is a qualitative and exploratory case study, and the data was collected through three interviews with company’s employees. Through these interviews and through the dimensions of the Maturity Assessment Model selected, it was concluded that, during the one-year period, the company has gained more maturity on its digitalization process, but it still has a lot of challenges ahead in order to achieve the highest maturity classification. Finally, the study elaborated a roadmap of actions considering those challenges and utilized the Analysis and Problem-Solving Methodology (MASP) and the GUT Matrix to list and prioritize the necessary actions-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectTransformação digital-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de maturidade-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria do varejo-
Palavras-chave: dc.subjectDigitalização-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria 4.0-
Palavras-chave: dc.subjectDigitalização-
Palavras-chave: dc.subjectVarejo-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria 4.0-
Palavras-chave: dc.subjectDigital transformation-
Palavras-chave: dc.subjectMaturity assessment-
Palavras-chave: dc.subjectRetail industry-
Palavras-chave: dc.subjectDigitalization-
Palavras-chave: dc.subjectIndustry 4.0-
Título: dc.titleAnálise de maturidade da transformação digital no contexto da pandemia do Covid-19: um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.