Possibilidades didáticas no ensino de probabilidade com o jogo ludo na educação básica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Fabiano dos Santos-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Maria Cristina Bessa-
Autor(es): dc.contributorAguilar Júnior, Carlos Augusto-
Autor(es): dc.creatorReduzino Junior, Carlos Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25466-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772927-
Descrição: dc.descriptionNo presente trabalho buscamos discutir o uso de jogos como ferramenta metodológica no ensino de probabilidade na educação básica. Neste contexto, entendemos que qualquer jogo pode ser mobilizado como recurso didático, desde que este esteja incorporado ao plano de ensino do educador, deixando de ser apenas um objeto de lazer, passando a exercer um papel de mobilizador de saberes no processo de ensino e aprendizagem. Buscando alcançar este objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica em que primeiramente literatura, investigar as potencialidades metodológicas dos jogos no ensino de probabilidade na educação básica. A fim de explorar esta temática, propomos uma atividade baseada jogo ludo para trabalhar os seguintes conceitos: acaso, experimento aleatório, espaço amostral, evento e outras noções que constituem o pensamento probabilístico, para alunos do 7o ano do Ensino Fundamental II, levantando ainda uma discussão de possibilidades para trabalhar conteúdos mais complexos na educação básica-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Matemática e Estatística-
Descrição: dc.descriptionIn the present work we seek to discuss the use of games as a methodological tool in the teaching of probability in basic education. In this context, we understand that any game can be mobilized as a didactic resource, as long as it is incorporated into the educator's teaching plan, ceasing to be just a leisure object, starting to exercise a role of mobilizing knowledge in the teaching and learning process. . In order to achieve this objective, a bibliographic research was developed in which, at first, it was sought to establish games as a didactic tool and then, later, through a systematic review of literature, to investigate the methodological potential of games in the teaching of probability in Basic Education. In order to explore this theme, we propose an activity based on the Ludo game to work on the following concepts: chance, random experiment, sample space, event and other notions that constitute probabilistic thinking, for students of the 7th year of elementary school 2, raising yet another discussion of possibilities to work on more complex content in basic education-
Descrição: dc.description50 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de probabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectJogos no ensino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectJogo em educação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectProbabilidade - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical education-
Palavras-chave: dc.subjectProbability teaching-
Palavras-chave: dc.subjectGames in the teaching of mathematics-
Título: dc.titlePossibilidades didáticas no ensino de probabilidade com o jogo ludo na educação básica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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