O Uso do Conceito de Sensemaking para Compreender a Formação em Sala de Aula de Alunos da Educação Básica: o caso da disciplina Sociologia no CEFET/RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorCPF:10033425422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791508Z3-
Autor(es): dc.contributorMeirino, Marcelo Jasmim-
Autor(es): dc.contributorCPF:84596852122-
Autor(es): dc.contributorGiorgo, Maria Cristina-
Autor(es): dc.contributorCPF:75185067772-
Autor(es): dc.creatorPedrotti, Allane de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20513-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772920-
Descrição: dc.descriptionThe contribution to growth and development of a basic education student is a complex process. Nowadays, curricular requirements are no longer about curricular knowledge only, they surpass it and present extra-currilar issues, suggested by the National Curriculum Parameters and the Law of Guidelines and Bases of Education. School and classroom are both rich environments the enable the exchange of information that guarantees the success of all steps to knowledge. The classroom environment was analyzed by using sensemaking approach, in order to find out how it is possible to comprehend the classroom environmental as a learning organization, collectively formed, as it has been presented in many studies by theorists of organizations. In conclusion, the classroom group reacted according to environmental changes, creating meanings and reducing ambiguities that possibly arised, being possible and desirable to look at classroom as a group, considering that there are formed identities that will be part of the processes of information flows and overall development of students.-
Descrição: dc.descriptionFormar um aluno na educação básica de nível médio constitui-se um processo complexo. As necessidades curriculares hoje, que vão além da mera passagem do conhecimento curricular, perpassando por questões extra-curriculares, sugeridas por Parâmetros Curriculares Nacionais e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A escola e a sala de aula são, especificamente, um ambiente ricamente propício a tais trocas de informações que permitem que o conhecimento passe por todo o processo que naturalmente demanda. Neste ambiente, foi analisado, através da abordagem do sensemaking, se e como é possível enxergar a sala de aula como uma organização que aprende e se forma enquanto coletivo, a exemplo do que tem sido estudado pelos teóricos das organizações. Concluiu-se que o grupo responde à mudança ambiental, criando significado e reduzindo a ambiguidade oriunda do ambiente, sendo não só possível, como desejável, o olhar para a sala de aula enquanto grupo, tendo em vista que ali formam-se as identidades que farão parte dos processos de fluxos de informação e de formação geral dos alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSensemaking-
Palavras-chave: dc.subjectSala de Aula-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Didáticas-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do Conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectSensemaking, Classroom, Teaching Practices, Knowledge Management-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleO Uso do Conceito de Sensemaking para Compreender a Formação em Sala de Aula de Alunos da Educação Básica: o caso da disciplina Sociologia no CEFET/RJ-
Título: dc.titleThe Sensemaking Concept to Understand the Development of Basic Education: the case of Sociology discipline at CEFET/RJ.-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.