Cultura material e ensino lúdico: o uso da numismática em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarques, Adílio Jorge-
Autor(es): dc.contributorSilva, Jean Carlos Miranda da-
Autor(es): dc.contributorBiasse, Anselmo Domingos-
Autor(es): dc.creatorCoelho, Lincoln Mansur-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22603-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772918-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma prática lúdica (jogo) interdisciplinar, utilizando a cultura material, mais especificamente da numismática, como metodologia de trabalho em sala de aula, objetivando uma melhor relação ensino-aprendizagem e promovendo uma maior integração dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Para tal, foi utilizada a teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, para o desenvolvimento da prática, bem como mapas conceituais de Novak para a coleta de dados. Observou-se que houve uma melhor relação dos alunos com a disciplina de História, promovendo uma aprendizagem significativa, bem como a relação com professor. Além disso, o presente trabalho pretende demonstrar também a possibilidade de uso dos mapas conceituais como uma alternativa para a aprendizagem significativa, sendo um instrumento de avaliação da aprendizagem e como metodologia de coleta de dados-
Descrição: dc.descriptionThis work purposes the development of an interdisciplinary play practice (game) through material culture, more specifically numismatic, as a methodology for working in the classroom. This strategy aims to achieve a better teaching-learning relationship and to promote a better integration of the knowledge acquired by the students. With this objective in mind the learning theory of Ausubel was considered in order to develop the practice, as well as Novak's conceptual maps for data collection. It was observed a better relation between the students and History, as well as the improvment of their relation with the teacher, promoting a meaningful learning. As a second goal, this work also intends to demonstrate the possibility of using conceptual maps as an alternative for meaningful learning, as an instrument of learning evaluation and data collection methodology-
Descrição: dc.description102 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNumismática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino lúdico-
Palavras-chave: dc.subjectNumismática-
Palavras-chave: dc.subjectNumismatics-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectPlay practice-
Título: dc.titleCultura material e ensino lúdico: o uso da numismática em sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.