Ensino interdisciplinar: a física no esporte

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNachez, Juan Lucas-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4966227211786522-
Autor(es): dc.contributorMarques, Maria Danielle Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7367303830021148-
Autor(es): dc.contributorMorais, Maria Carmen-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8969338037817422-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5275015262387025-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Luciane Pereira da Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26523-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772907-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho propõe abordar a interdisciplinaridade entre o ensino da física e o esporte, visando minimizar as dificuldades dos alunos no aprendizado, tornando a aula mais atrativa e dinâmica. A escolha do tema é devido ao esporte estar muito presente no cotidiano das pessoas e, em particular no âmbito escolar, nas aulas de Educação Física e Biologia. Esta temática pode gerar interações entre os professores das diversas disciplinas e desenvolver novas práticas pedagógicas. A proposta didática do trabalho foi trabalhada a partir de filmagens da atleta e também autora deste trabalho, Luciane Pereira da Silva de Carvalho, fazendo os movimentos do esporte Levantamento de Peso Olímpico, no centro de treinamento Pádua Cross, Santo Antônio de Pádua-RJ. Estes movimentos foram analisados por meio do software Tracker afim de discutir, levantar hipóteses e fazer observações que ajudarão aos alunos a absorver o conteúdo de maneira mais eficaz, criando uma associação entre os conceitos físicos e os fenômenos do corpo humano. O trabalho apresenta descrição do experimento, incluindo um plano de aula para auxiliar na abordagem do conteúdo em sala de aula.-
Descrição: dc.descriptionThis paper proposes to address the interdisciplinarity between the teaching of physics and sports, aiming to minimize students' learning difficulties, making the class more attractive and dynamic. The choice of the theme is due to the fact that sport is very present in people's daily lives and, particularly at school, in Physical Education and Biology classes. This theme can generate interactions between teachers of different subjects and develop new pedagogical practices. The didactic proposal of the work was worked from the athlete's filming and also the author of this work, Luciane Pereira da Silva de Carvalho, doing the Olympic Weightlifting sport movements, at the Padua Cross training center, Santo Antônio de Padua-RJ. These movements were analyzed using Tracker software to discuss, hypothesize and make observations that will help students absorb content more effectively, creating an association between physical concepts and human body phenomena. The paper presents a description of the experiment, including a lesson plan to assist in approaching classroom content.-
Descrição: dc.description50 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLevantamento de peso olímpico-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectEsporte-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectEsporte-
Palavras-chave: dc.subjectOlympic weightlifting-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectSport-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinarity-
Título: dc.titleEnsino interdisciplinar: a física no esporte-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.