Por uma educação que restaure um diálogo de saberes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMELLO, Maristela Barenco Corrêa de-
Autor(es): dc.creatorMARCHETTI, Thiara Souza Lugão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22201-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772885-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo, realizado por meio de revisão de literaturas e diálogo de saberes, tem como objetivo trazer para o campo da educação a importância de um diálogo de saberes, partindo-se da premissa que todos os sistemas de conhecimento são importantes e legítimos. O presente trabalho professa a favor de uma educação e de uma escola, abertas a uma reorganização, que possibilite uma maior participação da comunidade na construção de uma escola para todos. Nesse sentido, buscou-se, com o presente estudo, constituir uma escrita a favor de um diálogo de saberes na escola de hoje. Partindo de uma metodologia e narrativa autobiográfica, a presente pesquisa teve por objetivo analisar a possiblidade de resgate do diálogo de saberes na educação e a relação que os educadores precisam estabelecer entre esse diálogo e seu fazer cotidiano em sala de aula. Buscou-se analisar a necessidade de as escolas buscarem um diálogo com a comunidade e as implicações dessa tarefa para a organização escolar e para o trabalho dos professores, bem como analisou-se a contribuição que os saberes constituídos na sociedade e utilizados pelos professores podem contribuir para a formação dos sujeitos inseridos na instituição escolar. Concluiu-se, com o estudo, que a escola que busca se reelaborar todos os dias em um processo de construção e reconstrução de saberes edifica uma nova forma de ser e de se fazer educação-
Descrição: dc.descriptionThe presente study, carried out through literature review and knowledge dialogue, aims to bring to the field of education the importance of a knowledge dialogue, based on the premise that all knowledge systems are importante and legitimate. The presente work professes in favor of na education and a school, open to a reorganization, which allows a greater participation of the community in the construction of a school for all. In this sense, it was sought, with the presente study, to constitute a writing in favor of a dialogue of knowledge in today's school, starting from an autobiographical methodology and narrative, this research aimed to analyze the possibility of rescuing the dialogue of knowledge in education and the relationship that educators need to establish between this dialogue and their daily activities in the classroom. We sought to analyze the need for schools to seek a dialogue with the community and the implications of this task for the school organization and the work of teachers, as well as analyzing the contribution that the knowledge constituted in Society and used by teachers can contribute for the training of subjects inserted in the school institution. It was concluded, with the study, that the school that seeks to re-elaborate it self everyday in a process of construction and reconstruction of knowledge builds a new way of being and of doing education-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDiálogo de saberes-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge dialogue-
Palavras-chave: dc.subjectCommunity-
Palavras-chave: dc.subjectFormation-
Título: dc.titlePor uma educação que restaure um diálogo de saberes-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.