Lugar de mulher é no YouTube: atravessamentos entre dinâmicas de ativismo, consumo e microcelebridades

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira de Sá, Simone-
Autor(es): dc.contributorCampanella, Bruno-
Autor(es): dc.contributorPolivanov, Beatriz-
Autor(es): dc.contributorFreire Filho, João-
Autor(es): dc.contributorRocha, Rose-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8791640436658195-
Autor(es): dc.creatorCunha, Simone Evangelista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16375-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772884-
Descrição: dc.descriptionA tese se propõe a investigar os sentidos atrelados à emergência das chamadas “influenciadoras digitais engajadas” no cenário midiático contemporâneo. Partimos da hipótese de que sua visibilidade pode ser tomada enquanto possível emblema de transformações que ocorrem no cruzamento de instâncias mercadológicas, afetivas e materiais, em meio a uma conjuntura na qual a própria constituição de cidadania é atravessada de forma crescente pelo processo de midiatização e datatificação (COULDRY e HEPP, 2017) da sociedade. Investigamos a circulação e o conteúdo de vídeos de três youtubers associadas ao feminismo no YouTube: Júlia Tolezano, do canal Jout Jout Prazer, Maíra Medeiros, do canal Nunca Te Pedi Nada, e Nátaly Neri, do canal Afros e Afins, reconhecidas pela própria plataforma enquanto produtoras de conteúdos socialmente relevantes. Com o objetivo de compreender as articulações (HALL, 2003) que permeiam esse reconhecimento, a análise é construída a partir de um referencial teórico-metodológico ancorado principalmente na intercessão entre autores dos estudos culturais e teóricas feministas, além de abranger discussões relacionadas às práticas de microcelebridades (MARWICK, 2015) e reconfigurações do ativismo a partir da construção de laços afetivos em plataformas digitais. Dessa forma, buscamos elaborar um mapa conceitual que permita compreender que elementos tecem a ascensão midiática dessas mulheres enquanto sujeitos visíveis na rede e como esses elementos se relacionam entre si. Após o refinamento e discussão dos principais conceitos convocados por esse debate, o material empírico é examinado em dois momentos. No primeiro, realizamos um mapeamento de youtubers “engajados” no país e seu vínculo com campanhas institucionais do YouTube, enfatizando o papel da empresa enquanto articuladora dessa rede entre os anos de 2016 e 2018. Em seguida, utilizamos uma metologia mista, baseada sobretudo na análise de conteúdo, para explorar qualitativamente 60 vídeos produzidos por Tolezano, Medeiros e Neri no mesmo período. Concluímos que as performances de feminismo e feminilidade apresentadas nas produções apontam para uma complexificação do chamado feminismo popular (BANER-WEISER, 2018). Neste cenário, o ativismo é parte de um intrincado e, por vezes, contraditório processo de negociações que envolve instâncias mercadológicas e vínculos afetivos sustentados pelas experiências compartilhadas com o público.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe thesis proposes to investigate the meanings related to the emergence of the so-called “social engaged digital influencers” in the contemporary media scenario. We start from the hypothesis that their visibility can be taken as a possible emblem of transformations that occur at the intersection of marketing, affective and material instances, in the midst of a conjuncture in which the constitution of citizenship itself is increasingly crossed by the process of mediatization and datification (COULDRY and HEPP, 2017). We investigated the circulation and video content of three youtubers associated with feminism on YouTube: Júlia Tolezano (Jout Jout Prazer), Maíra Medeiros (Nunca Te Pedi Nada), and Nátaly Neri (Afros e Afins). All of them are recognized by the platform itself as producers of socially relevant content. In order to understand the articulations (HALL, 2003) that permeate this recognition, the analysis is built from a theoretical-methodological framework anchored mainly on the intercession between authors of cultural studies and feminist theory, besides covering discussions related to the practices of microcelebrities (MARWICK, 2015) and reconfigurations of activism from the construction of affective bonds in digital platforms. Thus, we seek to elaborate a conceptual map that allows us to understand which elements weave the media rise of these women as visible subjects in the network and how these elements relate to each other. After the refinement and discussion of the main concepts summoned by this debate, the empirical material is examined in two moments. In the first one, we mapped Brazilian “engaged” youtubers and their connection to YouTube institutional campaigns, emphasizing the company's role as a articulator of this network from 2016 to 2018. Next, we used a mixed methodology, based mainly on content analysis, to qualitatively explore 60 videos produced by Tolezano, Medeiros and Neri in the same period. We conclude that the performances of feminism and femininity presented in the productions point to a complexification of the so-called popular feminism (BANER-WEISER, 2018). In this scenario, activism is part of an intricate and sometimes contradictory negotiation process that involves marketing instances and affective bonds sustained by shared experiences with the public.-
Descrição: dc.description261f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCultura Digital-
Palavras-chave: dc.subjectMicrocelebridades-
Palavras-chave: dc.subjectFeminismo-
Palavras-chave: dc.subjectAfeto-
Palavras-chave: dc.subjectYouTube-
Palavras-chave: dc.subjectYouTube (Recurso eletrônico)-
Palavras-chave: dc.subjectFeminismo-
Palavras-chave: dc.subjectCelebridade-
Palavras-chave: dc.subjectDigital Culture-
Palavras-chave: dc.subjectMicrocelebrities-
Palavras-chave: dc.subjectFeminism-
Palavras-chave: dc.subjectAffect-
Palavras-chave: dc.subjectYouTube-
Título: dc.titleLugar de mulher é no YouTube: atravessamentos entre dinâmicas de ativismo, consumo e microcelebridades-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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