Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Abreu, Martha Campos | - |
Autor(es): dc.contributor | Ana Maria Mauad De Sousa Andrade Essus, Gladys Viviana Gelado | - |
Autor(es): dc.contributor | Marcos Luiz Bretas, Maria Helena Rolim Capelato | - |
Autor(es): dc.contributor | Maria Verónica Secreto Ferreras | - |
Autor(es): dc.creator | Romero, Avelino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:33:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:33:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13285 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772870 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho articula os campos da história, musicologia e crítica literária, reconhece o tango como fenômeno complexo – dança, música, poesia, memória e identidade social – e o problematiza como parte da cultura histórica argentina. Analisa relações entre tango, sociedade e política, mobilizando uma história social da cultura e uma história política, informadas pelas noções de memória social e de culturas políticas. Duas temáticas interrelacionadas – crise e identidade – sinalizam o tango como representação identitária e vivência estética das crises sociais, possibilitando analisar ações e valores compartilhados ou confrontados pelos sujeitos sociais, na interseção entre o tempo dos eventos e o das estruturas. Focando a cidade de Buenos Aires, os limites temporais são dados pelo “tango criollo” do princípio do século XX e o “tango nuevo” dos anos 50 e 60. A pesquisa ampla e diversificada de fontes inclui nas narrativas “tangueras” as chamadas “histórias do tango”, composições musicais, textos literários, testemunhos e memórias, analisados como uma rede intertextual que canoniza temas e objetos. Inicialmente, apresenta-se a “desmontagem” das narrativas produzidas por Carlos Vega, José Gobello e Horacio Ferrer, textos e autores significativos pela difusão e pelas instituições que fundaram. Em seguida, tensionando a temporalidade histórica, uma cronologia retrogradada demonstra as pressões do passado sobre o presente e analisa diversas conjunturas de crise e expansão, questionando marcos temporais e temas consagrados pela tradição narrativa: a “revolución piazzolleana” e a “desperonização” dos anos 50 e 60; da crise dos anos 30 à militância “tanguera” junto ao peronismo; identidades sociais e musicais nos anos 20; as “origens” do tango na Buenos Aires “finde- siècle” | - |
Descrição: dc.description | This thesis articulates History, Musicology and Literary Criticism, recognizes tango as a complex phenomenon – as dance, music, poetry, social memory and identity – and questions it as part of Argentine historical culture. It analyses the relations between tango, society and politics, by recurring to a social history of culture and to a political history, enriched by notions of social memory and political culture. Two interrelated themes – crisis and identity – treat tango as an identitary representation and an aesthetic experience of Argentine social crisis, providing ways of analysing actions and values that are shared by social agents, by intersecting time of events and time of structures. Focusing on Buenos Aires city, the temporal limits are set from the “tango criollo” in the beginning of the 20th century to the “tango nuevo” of the 1950’s and 1960’s. The extensive and diversified research of fonts includes among the tango narratives the socalled “histories of tango”, musical compositions, literary texts, testimonies and memories, that are analysed as an intertextual net which fixes a canon of themes and objects. Firstly, some narratives produced by Carlos Vega, José Gobello and Horacio Ferrer are deconstructed. These are relevant texts and authors for their diffusion and for the institutions they have founded. Then, by tensing historical temporality, a retrograded chronology shows the press of past upon the present and analyses several conjunctures of crisis and expansion, questioning the temporal limits and consecrated themes: the “piazzollean revolution” of the 1950’s and 1960’s; from the crisis of the 1930’s to the approaching of “tangueros” to peronism; social and musical identity in the 1920’s; tango “origins” in Buenos Aires “fin-de-siècle” | - |
Descrição: dc.description | El trabajo articula los campos de historia, musicología y crítica literaria, reconoce el tango como un fenómeno complejo –danza, música, poesía, memoria e identidad social– y lo problematiza como parte de la cultura histórica argentina. Analiza relaciones entre tango, sociedad y política, movilizando una historia social de la música y una historia política, informadas por las nociones de memoria social y de culturas políticas. Dos temáticas interrelacionadas –crisis e identidad–, abordan el tango como representación de identidades y vivencia estética de las crisis sociales, facilitando el análisis de acciones y valores compartidos o confrontados por los sujetos sociales, en la intersección entre el tiempo de los eventos y el de las estructuras. Ubicado espacialmente en la ciudad de Buenos Aires, los límites temporales son dados por el “tango criollo” de principios del siglo XX y el “tango nuevo” de los años 50 y 60. La investigación amplia y diversificada de fuentes incluye en las narrativas tangueras las llamadas “historias del tango”, composiciones musicales, textos literarios, testimonios y memorias, analizados como una red intertextual que canoniza temas y objetos. Inicialmente, se presenta el desmontaje de las narrativas producidas por Carlos Vega, José Gobello y Horacio Ferrer, textos y autores significativos por la difusión y por las instituciones que ellos fundaron. Enseguida, tensionando la temporalidad histórica, una cronología retrogradada demuestra las presiones del pasado sobre el presente y analiza diversas coyunturas de crisis y expansión, cuestionando marcos temporales y temas consagrados por la tradición narrativa: la “revolución piazzolleana” y la “desperonización” de los años 50 y 60; de la crisis de los años 30 a la militancia tanguera junto al peronismo; identidades sociales y musicales en los años 20; los “orígenes” del tango en el Buenos Aires “fin-de-siècle” | - |
Descrição: dc.description | 474 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | História do tango | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culturas políticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Buenos Aires | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tango | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dança; aspecto histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tango history | - |
Palavras-chave: dc.subject | Political cultures | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historia del tango | - |
Título: dc.title | Buenos Aires, história e tango: crise, identidade e intertexto nas narrativas "tangueras" | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: