Juvenilização e enegrecimento da EJA: subproduto das políticas de universalização da educação básica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVargas, Hustana Maria-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Iolanda de-
Autor(es): dc.contributorJulião, Elionaldo Fernandes-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, André Luiz de-
Autor(es): dc.contributorSilva, Alessandra Nicodemos Oliveira-
Autor(es): dc.contributorSilva, Anderson Paulino da-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Eliana de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14698-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772861-
Descrição: dc.descriptionTendo como suporte análises das trajetórias escolares de estudantes no Sistema Municipal de Ensino de Angra dos Reis nascidos entre o final da década de 1980 e o início dos anos 2000, o presente trabalho investiga o processo de juvenilização e enegrecimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sob metodologia quantitativa, tais fenômenos são evidenciados estatisticamente não apenas pela proporção de jovens e negros nessa modalidade de ensino, mas também pela ineficácia do sistema educacional em produzir concluintes. A análise das trajetórias escolares com dados advindos do Sistema de Gestão da Rede Escolar de Angra dos Reis (Sistema SectOnline – PMAR) e da Pesquisa Perfil da EJA, realizada pelo poder público municipal, revela a migração dos estudantes – jovens/adolescentes, em sua maioria negros - do ensino regular para EJA no decorrer dos anos. Dados do Censo Escolar da Educação Básica também foram utilizados para configuração dos fenômenos em âmbito nacional, bem como para análises comparadas. Tendo o direito à educação e o reconhecimento e valorização da diversidade como princípio, examinamos os fenômenos em diálogo com dispositivos legais e com autores como Haddad e Pierro (2000), Guimarães (2003), Saviani (2005; 2014), Oliveira I. (2007), Munanga (2010), Silva (2010), Abreu e Mattos (2011), Arroyo (2011), Dayrell, Nogueira e Miranda (2011), Julião (2017) e Lemos (2017). Os achados denunciam a ausência de informações de cor ou raça no interior da educação básica e a insistente lógica da exclusão e segregação escolar que coloca a EJA e seus sujeitos, notadamente os jovens negros, em um lugar marginalizado no interior do sistema educacional. Em conclusão, somos levados a considerar a juvenilização e enegrecimento da EJA, na atualidade, como subprodutos do processo de universalização da Educação Básica em curso-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis present paper investigates the process of juvenilization and blackening youth and adult education (EJA - Portuguese word) by having as support the analyses of the school trajectories in the municipal system of students born between the late 1980s and the early 2000 in Angra dos Reis. Under quantitativ methodology, such phenomena are statistically evidenced not only by the proportion of Young black students in this education modality, but also by the ineffectiviness of the educational system in producing graduates from basic education. The analyses of school trajectories with data from the school management system (SECTonline - PMAR) and the EJA profile survey carried out by the municipal public authory reveals the migration of mostly black students from the sequential regular education to EJA over the years. School Census data from basic education were also used for phenomena configuration, as well as for comparactive analyses. Having the rigth to education and the recognition and appreciation of diversity as a principle, we examine phenomena interconnected with legal advices and with authory such as Haddad e Pierro (2000), Guimarães (2003), Saviani (2005;2014), Oliveira I. (2007), Munanga (2010), Silva (2010), Arroyo (2011), Abreu e Mattos (2011), Dayrell, Nogueira e Miranda (2011), Julião (2017), and Lemos (2017). The findings denounce the default of color or race information within basic education and the insistent logic of school exclusion and segregation that places the EJA and its subjects, notably young blacks, in a marginalized place within the educational system. In conclusion, we are now led to consider the juvenilization and blackening of EJA, actually, as byproduct of the policies of the universalization of basic education-
Descrição: dc.description222 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSistema educacional-
Palavras-chave: dc.subjectJuvenilização-
Palavras-chave: dc.subjectEnegrecimento-
Palavras-chave: dc.subjectEJA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental regular-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino público-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducational system-
Palavras-chave: dc.subjectJuvenilization-
Palavras-chave: dc.subjectBlackening-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and adult education-
Palavras-chave: dc.subjectRegular elementary school-
Título: dc.titleJuvenilização e enegrecimento da EJA: subproduto das políticas de universalização da educação básica-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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