Sociedade das competências: um estudo sobre circuitos de consagração acadêmicos e construção de reputação científica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMota, Fabio Reis-
Autor(es): dc.contributorRenault, Thiago Borges-
Autor(es): dc.creatorCuervo, Gabriela de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25174-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772849-
Descrição: dc.descriptionO ingresso em uma carreira científica é condicionado a filtros como a inserção enquanto docente em uma universidade ou centro de pesquisa e o credenciamento em um programa de pós-graduação. O pesquisador entra em contato, desde estudante, com diversos sistemas de produção de distinção que envolvem medições de desempenho ao concorrer a bolsas, premiações, financiamentos, cargos e títulos e, sobretudo, com um conjunto de valores que informam múltiplos “dever ser” e as “competências” consideradas indispensáveis para obter sucesso nestas seleções e se manter na cena acadêmica. O propósito desta tese é compreender as múltiplas gramáticas valorativas operacionalizadas na construção e condução das carreiras de pesquisadores e nos seus modos de avaliar e classificar seus pares. Para isto, tomo como foco analítico os processos de conformação e execução de editais que premiam pesquisadores considerados de “excelência” como o Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e a Bolsa Produtividade (CNPq) e uma rede de pesquisadores fluminenses que atuam nas instâncias avaliativas e deliberativas destas agências de fomento. Ao pensar o Estado enquanto distribuidor tanto de recursos para a pesquisa como de reputação para os cientistas – demarcando com “selos de excelência” aqueles que conseguem alcançar os parâmetros cristalizados nos editais –, analiso em que medida seus dispositivos avaliativos funcionam como mecanismos reguladores das práticas destes pesquisadores, ensejando valores e éticas profissionais, legitimação de modos de construção e condução de carreiras e projeções de si enquanto pertencentes a um estrato profissional. Através da mobilização de determinados vocabulários e categorias, intento apreender como estes dispositivos de avaliação são apropriados e pensados criativamente nas suas atuações como avaliados e avaliadores, buscando identificar os sentidos de justiça destes atores na forma como classificam e julgam seus pares e a si próprios.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEntry on a scientific career is conditioned to filters such as insertion as a faculty member at a university or research center and accreditation in a postgraduate program. The researcher comes in contact, still as a student, with several systems of production of distinction that involve performance measurements when competing for grants, awards, financing, positions and titles, and above all, with a set of values that inform multiples “must be” and the “skills” considered indispensable to succeed in these selections and remain in the academic scene. The purpose of this thesis is to understand the multiple value grammars operationalized in the construction and conduct of the careers of researchers and in the way they evaluate and classify their peers. To do so, I take as analytical focus the processes of conformation and execution of notices of selective examination that prize researchers considered “of excellence” like Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) and Bolsa Produtividade (CNPq) and a network of researchers from Rio de Janeiro who work in the evaluative and deliberative instances of these funding agencies. Thinking the State as a distributor of both research resources and reputation for scientists – marking with “stamps of excellence” those who reach the parameters crystallized in notices of selective examination – I analyze to what extent the evaluative devices work as regulatory mechanisms for the practices of these researchers, providing professional values and ethics, legitimizing the ways of building and conducting careers, and projecting oneself as belonging to a professional stratum. Through the mobilization of certain vocabularies and categories, I try to aprehend how these assesment devices are appropriate and thought creatively in their actions as evaluated and evaluators, seeking to identify the senses of justice of these actors in the way they classify and judge their peers and themselves.-
Descrição: dc.description175 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa científica-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências-
Palavras-chave: dc.subjectMérito-
Palavras-chave: dc.subjectBolsas premiadoras-
Palavras-chave: dc.subjectReputação-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisador-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência profissional-
Palavras-chave: dc.subjectProdução científica-
Palavras-chave: dc.subjectEvaluation-
Palavras-chave: dc.subjectScientific research-
Palavras-chave: dc.subjectSkills-
Palavras-chave: dc.subjectMerit-
Palavras-chave: dc.subjectBased scholarships-
Palavras-chave: dc.subjectReputation-
Título: dc.titleSociedade das competências: um estudo sobre circuitos de consagração acadêmicos e construção de reputação científica-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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