Racionalidade dos agentes econômicos: uma análise da tomada de decisão dos consumidores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, Roni Barbosa-
Autor(es): dc.contributorBastos, Patrícia de Melo Abrita-
Autor(es): dc.contributorNey, Vanuza Da Silva Pereira-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Roni Barbosa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/./0810395434028874-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Roni Barbosa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/./0810395434028874-
Autor(es): dc.contributorBastos, Patrícia de Melo Abrita-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/./2692240729098912-
Autor(es): dc.contributorNey, Vanuza Da Silva Pereira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/./7004785235103898-
Autor(es): dc.creatorAssis, Luis Felipe de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24851-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772841-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa objetivou investigar a racionalidade limitada na tomada de decisão dos consumidores e o impacto do status social nas escolhas de consumo dos indivíduos por meio da economia comportamental na cidade do Rio de Janeiro – RJ. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa via internet com voluntários considerando apenas o critério regional (somente para moradores da cidade do Rio de Janeiro) para obter dados e analisar a racionalidade, o status e quais mecanismos afetam a racionalidade e geram um descompasso nas decisões de consumo. Algumas teorias e experimentos comportamentais reafirmam a visão de racionalidade limitada e, consequentemente, a influência do status social no consumo para contrapor a ideia de racionalidade perfeita da economia neoclássica. As perguntas do questionário da pesquisa foram formuladas para entender a preferência por produtos de marcas conhecidas e não conhecidas em diversos contextos, bem como o impacto do status social nas decisões de consumo. O resultado obtido foi que os dados sugerem que uma parte dos entrevistados se consideraram racionais nas decisões não afirmando a relevância do status social para o consumo e, portanto, por meio das teorias e experimentos comportamentais contrapondo os dados coletados. Foi possível concluir que a maior parte dos indivíduos não anunciam ou não percebem o impacto do status social em suas decisões de consumo ou, simplesmente, não se importam com o fator do status social em suas decisões de consumo.-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to investigate the limited rationality in consumer decision-making and the impact of social status on the consumer choices of individuals through behavioral economics in the city of Rio de Janeiro - RJ. Thus, an internet survey was conducted with volunteers considering only the regional criterion (only for residents of the city of Rio de Janeiro) to obtain data and analyze rationality, status and which mechanisms affect rationality and generate a mismatch in consumption decisions. Some behavioral theories and experiments reaffirm the vision of limited rationality and, consequently, the influence of social status on consumption to counter the idea of perfect rationality of neoclassical economics. The questions of the survey questionnaire were formulated to understand the preference for products of known and unknown brands in various contexts, as well as the impact of social status on consumer decisions. The result obtained was that the data suggest that a part of the interviewees considered themselves rational in the decisions not affirming the relevance of social status for consumption and, therefore, through behavioral theories and experiments opposing the collected data. It was possible to conclude that most individuals do not announce/perceive the impact of social status on their consumption decisions or simply do not care about the social status factor their consumption decisions.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherCampos dos Goytacazes-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia comportamental-
Palavras-chave: dc.subjectRacionalidade-
Palavras-chave: dc.subjectDecisão de consumo-
Palavras-chave: dc.subjectStatus social-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro - RJ-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectRacionalidade-
Palavras-chave: dc.subjectStatus-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectBehavioral economics-
Palavras-chave: dc.subjectRationality-
Palavras-chave: dc.subjectConsumption decision-
Palavras-chave: dc.subjectStatus-
Título: dc.titleRacionalidade dos agentes econômicos: uma análise da tomada de decisão dos consumidores-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.