Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soares, Carolina Zuccarelli | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Raquel Guilherme de | - |
Autor(es): dc.contributor | Matiolli, Thiago Oliveira Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Nádhia Williane de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:33:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:33:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21845 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772840 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo analisa o conceito de vocação a partir dos marcadores sociológicos que apontam as evidências socioculturais no condicionamento das trajetórias educacionais e ocupacionais. O objetivo é observar como esses condicionantes operam na estratificação da docência, colocando na base da ocupação os docentes das séries iniciais do ensino básico. A partir dos dados do Censo da Educação Básica, variáveis como sexo e escolaridade foram analisadas para indicar as condições socioeconômicas que agrupam os professores da educação básica em ao menos dois grupos, os docentes das séries iniciais, com formação permitida no nível médio; e os docentes das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio, com saberes sistematizados a partir da formação no ensino superior. Os principais resultados encontrados apontam que as trajetórias ocupacionais são determinadas, sobretudo, pelas características socioeconômicas, reforçando a ideia de causalidade do provável | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vocação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Magistério | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contexto social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratificação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Magistério primário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratificação social | - |
Título: dc.title | Vocação e contexto social | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: