Interações espaciais: o caso da empresa Glória/Parmalat em Itaperuna (RJ)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Carlos Alberto Franco da-
Autor(es): dc.contributorCPF:74151622772-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769426Z5-
Autor(es): dc.contributorBinsztok, Jacob-
Autor(es): dc.contributorCPF:02348578700-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6783064368837751-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Miguel Angelo Campos-
Autor(es): dc.contributorCPF:19283598768-
Autor(es): dc.creatorBraga, Rhalf Magalhães-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-08-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19722-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772838-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this work is to reveal the corporative geographical network of the milk industry Gloria/Parmalat besides its spatial interactions. The contact between spatial points and their movements shows a determinate spatial type, in this case, a dendritic one influenced by the direction, where determined central locations controls areas designated for milk production. For this we made a periodization since the beginning of Gloria: 1) (1960-2000)Gloria industry controlled by the north-american corporation Fleischmann & Royal/Nabisco. The principal points of the production network of Gloria/Fleischmann & Royal were in Itaperuna (RJ), Italva (RJ), Cambuci (RJ), Porciúncula (RJ), Muriae (MG), Carangola (MG)and Alegre (ES). 2) (2000-01) Gloria controlled by the north-american corporation Kraft Foods International. In this small period (two years) didn t occurred big changes, just an intensification of the processes of elevation of the production volume and benefits of milk quality. The production network of Gloria/Kraft remains the same as once. The distribution network was concentrated in the cities of Jundiai (SP) and Recife (PE). 3) (2001-05) Gloria industry controlled by the Italian corporation Parmalat. The Gloria/Parmalat industry, located in the city of Itaperuna, makes products like milk in dust, desserts, milk cream and condensed milk. The production network of Gloria/Parmalat is mainly concentrated in the cities of Itaperuna, Alegre (ES), Ibiraçu (ES), Muriae (MG) and Baependi (MG), that is, in the principal milk areas of the respective states. Parmalat Brazil (divided into Parmalat Foods, Bakery Division, Batavia and Parmalat Participations) controls seven industries and eight distribution centers all around the country. We studied the Gloria/Parmalat industry before and after the financial problems in the center of the corporation in Parma, Italy. The Parmalat industry in Brazil, one of the most important of the group, since the year 2000 was in restructuring process when, in 2004 was affected by the financial problems. This one revealed the vulnerability of Brazil s milk production, extremely concentrated in the hands of Nestle and Parmalat, and the necessity of an permanent looking. Beyond that, on the contrary of the expectations, the financial problems fortified regional brands and proved the strength of the cooperatives in the state of Rio de Janeiro.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem por objetivo revelar a rede geográfica corporativa da empresa de laticínios Glória/Parmalat através de suas interações espaciais. O intercâmbio entre fixos e fluxos espaciais desenha determinado padrão espacial, no caso, um padrão dendrítico influenciado pela direção, onde determinadas localidades centrais polarizam áreas produtoras de leite. Para tanto empreendemos uma periodização desde o surgimento da empresa Glória: 1) (1960-2000) Glória controlada pela corporação norte-americana Fleischmann & Royal/Nabisco. Os principais pontos da rede de produção da Glória/Fleischmann & Royal estavam em Itaperuna (RJ), Italva (RJ), Cambuci (RJ), Porciúncula (RJ), Muriaé (MG), Carangola (MG) e Alegre (ES). 2) (2000-01) Glória controlada pela corporação norteamericana Kraft Foods International. Neste curto período de dois anos não ocorreram mudanças significativas, apenas a intensificação dos processos de aumento da produção e melhoria da qualidade do leite. A rede de produção da Glória/Kraft era a mesma. A rede de distribuição estava concentrada em Jundiaí (SP) e Recife (PE). 3) (2001-05) Glória controlada pela corporação italiana Parmalat. A Glória/Parmalat, localizada em Itaperuna (RJ), produz leite em pó, sobremesas, creme de leite e leite condensado. A rede de produção da Glória/Parmalat se concentra principalmente nos municípios de Itaperuna, Alegre (ES), Ibiraçú (ES), Muriaé (MG) e Baependi (MG), ou seja, nas bacias leiteiras de maior volume de produção nos respectivos estados. A Parmalat Brasil (dividida em Parmalat Alimentos, Divisão Bakery, Batávia e Parmalat Participações) possui 7 fábricas e 8 centros de distribuição espalhados pelo país. Estudamos a Glória/Parmalat antes e depois da crise financeira da sede da corporação em Parma, na Itália. A filial brasileira, uma das mais importantes do grupo, desde 2000 passava por um processo de reestruturação quando, em 2004 foi afetada pela crise. Esta revelou a vulnerabilidade do setor leiteiro nacional, extremamente concentrado na Nestlé e na Parmalat, e a necessidade de um monitoramento permanente. Além disso, ao contrário do que se imaginava, a crise fortaleceu as marcas regionais e provou a força do cooperativismo no estado do Rio de Janeiro.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Geografia-
Publicador: dc.publisherOrdenamento territorial e ambiental-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Palavras-chave: dc.subjectCorporação-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria leiteira-
Palavras-chave: dc.subjectLeite-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia-
Palavras-chave: dc.subjectRede Geográfica-
Palavras-chave: dc.subjectGlória-
Palavras-chave: dc.subjectParmalat-
Palavras-chave: dc.subjectGeography-
Palavras-chave: dc.subjectCorporation-
Palavras-chave: dc.subjectMilk industry-
Palavras-chave: dc.subjectMilk-
Palavras-chave: dc.subjectEconomy-
Palavras-chave: dc.subjectGeographic net-
Palavras-chave: dc.subjectGlory-
Palavras-chave: dc.subjectParmalat Geographical network-
Palavras-chave: dc.subjectcorporation-
Palavras-chave: dc.subjectGloria/Parmalat-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL-
Título: dc.titleInterações espaciais: o caso da empresa Glória/Parmalat em Itaperuna (RJ)-
Título: dc.titleSpatial Interactions: the case of Gloria/Parmalat industry in Itaperuna (RJ)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.