As crenças de alunos brasileiros do ensino fundamental quanto ao papel da correção de erros orais no processo de aprendizagem de língua inglesa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVidal, Rejane Teixeira-
Autor(es): dc.contributorCPF:10980750022-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788378Z4-
Autor(es): dc.contributorVereza, Solange Coelho-
Autor(es): dc.contributorCPF:56389756422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781522P3-
Autor(es): dc.contributorLyrio, Aurélia Leal Lima-
Autor(es): dc.contributorCPF:59966687722-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7360129131793655-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Valeria Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-04-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19337-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772821-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this study is to investigate high school Brazilian learners beliefs on oral error correction in the English learning/teaching process. The methodology applied is ethnographic. This approach supported the use of instruments of data gathering coherent with this type of methodology, such as, observation, video recording, opened and semi-structured questionnaires and semi-structured retrospective interview with the target group. The analysis of collected data was carried out qualitatively. The results suggest that learners believe that error correction is an important strategy in language learning. The great majority of participants of this study assert tha t all mistakes should be corrected, although one student highlighted that many errors occur due to learner s anxiety or nervousness and not because of his/her lack of knowledge. Participants also revealed the importance of teachers to keep a harmonious atmosphere in the classroom, avoiding inappropriate jokes or ironies during oral error corrections. The result of this study points to the fact that learners system of beliefs relies on a traditional perspective of the learning process, since, according to them, teachers are still viewed as the authority of the error treatment process. Besides, the different answers found indicate a group formed by individuals imbued of personal experiences, and, because of that, heterogeneous. Learners beliefs may inform teachers of the elements that constitute the multifaceted context of the target classroom and contribute so that teachers provide more opportunities of learning in the classroom.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste estudo é investigar as crenças de alunos brasileiros do ensino fundamental quanto ao papel da correção de erros orais no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. A metodologia de pesquisa adotada é de natureza etnográfica e, com base nos princípios condizentes com esse tipo de pesquisa, foram adotados como instrumentos de coleta de dados a observação, gravação em vídeo, questionários aberto e semi-estruturado e a entrevista retrospectiva semi-estruturada com o grupo discente alvo. A análise dos dados coletados foi realizada a partir dos princípios de uma abordagem qualitativa. Os resultados sugerem que os alunos acreditam que a correção de erros é uma estratégia importante no auxílio da aprendizagem. A maioria dos alunos participantes deste estudo espera que todos os erros sejam corrigidos, embora um aluno tenha destacado que muitos erros são cometidos por nervosismo ou ansiedade e não por falta de conhecimento. Os alunos também revelam a importância dos professores manterem ambiente harmonioso em sala de aula, evitando brincadeiras impróprias ou ironias durante a correção de erros orais. O resultado do presente estudo sugere que o sistema de crenças dos alunos ainda se baseia em uma visão tradicional da aprendizagem já que o professor ainda é visto como a única fonte de todo conhecimento no processo de tratamento de erros. Além disso, as diferentes respostas encontradas revelam um grupo formado de indivíduos com experiências próprias, e por isso, heterogêneo. As crenças professadas pelos alunos podem tornar os professores conscientes dos elementos que constituem o contexto multifacetado da sala de aula alvo e contribuir para que o professor oportunize maiores chances de aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos de linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística aplicada ao ensino/aprendizagem de língua estrangeira (inglês)-
Palavras-chave: dc.subjectInglês como língua estrangeira-
Palavras-chave: dc.subjectCorreção de erros orais em sala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectCrenças dos alunos-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish as a foreign language-
Palavras-chave: dc.subjectOral error correction in the classroom-
Palavras-chave: dc.subjectLearners beliefs-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleAs crenças de alunos brasileiros do ensino fundamental quanto ao papel da correção de erros orais no processo de aprendizagem de língua inglesa-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.