Neurociências e saúde pública: respostas emocionais evocadas pela visualização de alimentos ultraprocessados e innatura/minimamente processados

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDavid, Isabel de Paula Antunes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3602262826352463-
Autor(es): dc.contributorLemos, Thayane Castro Carvalho-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5910787260251627-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Camila Maranha Paes de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/650980402574788-
Autor(es): dc.contributorCoutinho, André Almo de Moraes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9964433018283806-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6425338143444656-
Autor(es): dc.creatorCoutinho, Guilherme Macedo Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29280-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772812-
Descrição: dc.descriptionRecentemente, a obesidade foi incluída dentro de um conceito mais amplo denominado de Sindemia Global, envolvendo de forma sinérgica a desnutrição e mudanças climáticas. A relação entre o consumo de alimentos ultraprocessados (AUP), a promoção de ambientes alimentares não saudáveis e a Sindemia Global constitui um árduo desafio aos órgãos de saúde pública. Os AUPs são promovidos através de campanhas de marketing agressivas, além de serem hiperpalatáveis devido a combinação de açúcares, gorduras e aditivos alimentares. A hiperpalatabilidade desses alimentos pode promover fortes reações emocionais que impulsionam o seu consumo em detrimento de alimentos in natura ou minimamente processados (MP). O objetivo deste trabalho foi avaliar a resposta emocional evocada por pistasvisuais de AUP e de alimentos in natura/ MP e a sua relação com o desejo de consumo. Os participantes (n = 174; 144 mulheres; Midade =20,7 anos; DP = 4,35) realizaram duas tarefas. Na primeira tarefa, foi aplicada a escala Self Assessment Manikin (SAM) para avaliar a resposta emocional durante a visualização de 16 imagens de alimentos (8 AUP e 8 in natura/MP) em conjunto com 74 imagens de outras categorias afetivas. Na segunda tarefa, os participantes visualizaram as mesmas imagens de alimentos e classificaram seu desejo de consumir o alimento representado na imagem. Cada imagem foi plotada em um plano cartesiano baseado nos valores de valência e ativação obtidos através da escala SAM, resultando em um espaço afetivo. Imagens de alimentos localizaram-se na porção superior do espaço afetivo, representado pela motivação apetitiva. Desta forma, AUP evocam uma motivação apetitiva de forma mais intensa que imagens contendo alimentos in natura/MP, além de maior desejo de consumo. Também foi encontrada associação entre a motivação apetitiva e desejo de consumirAUP em relação aos alimentos in natura/MP. Esses resultados contribuem para o entendimentodo papel das emoções no consumo de AUP em detrimento de alimentos in natura/ MP, podendo contribuir para estratégias de saúde pública que visam promover ambientes alimentares saudáveis e sustentáveis.-
Descrição: dc.descriptionObesity has been recently associated with Global Syndemic, involving synergistically undernutrition and climate change. The relationship between ultraprocessed foods (UPF) intake, unhealthy food environments and Global Syndemic is a challenge to policy makers. Besides being promoted by aggressive marketing campaigns, UPF are hyperpalatable because they usually contain a a combination of sugar, fat and food additives. UPF’ hyperpalatability may evoke intense emotional reactions, driving their consumption instead of in natura/ Minimally processed (MP) foods. The aim was to evaluate the emotional responses evoked by visual cues of UPF and in natura/MP foods and their relationship with intention of consumption. Participants (n = 174; 144 women; Mage = 20,7 years; SD = 4,35) performed two tasks. In the first task, the Self Assessment Manikin Scale (SAM) was applied to assess the emotional response during a visualization of 16 food pictures (8 UPF and 8 UMPF) in addition to 74 pictures from other affective categories. In the second task, participants viewed the same food pictures previously presented and rated their intention to consume them. Each picture was plotted in a cartesian plane based on the ratings of valence and arousal obtained through the SAM scale, resulting in an affective space. Food pictures were located in the upper arm of affective space, represented by the appetitive motivation. UPF pictures evoked greater appetitive motivation than UMPF pictures, in addition to greater intention to consume. Furthermore, there was an association between the appetitive motivation and intention to consume UPF relative to UMPF. These results contribute to shed new light about the role of UPF-evoked emotions in the intake of UPF instead of in natura/MP foods and may contribute to public policies aiming to promote healthy and sustainable food environments.-
Descrição: dc.description55 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentos ultraprocessados-
Palavras-chave: dc.subjectobesidade-
Palavras-chave: dc.subjectemoção-
Palavras-chave: dc.subjectpolítica públicas-
Palavras-chave: dc.subjectsistema alimentar-
Palavras-chave: dc.subjectObesidade-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde pública-
Palavras-chave: dc.subjectAlimento Processado-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentos in natura-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentos Integrais-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing Social-
Palavras-chave: dc.subjectEmoções-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica de Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectultraprocessed food-
Palavras-chave: dc.subjectobesity-
Palavras-chave: dc.subjectemotion-
Palavras-chave: dc.subjectpublic policy-
Palavras-chave: dc.subjectfood system-
Título: dc.titleNeurociências e saúde pública: respostas emocionais evocadas pela visualização de alimentos ultraprocessados e innatura/minimamente processados-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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