Viver, filmar, montar: o cinema na invenção da memória

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMigliorin, Cezar Ávila-
Autor(es): dc.contributorAmancio, Antônio Carlos-
Autor(es): dc.contributorBlank, Thaís-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Laís Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21495-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772796-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa objetiva, de forma geral, analisar como a memória é construída, reavivada e tensionada pelo aparato fílmico nas obras Visita ou memórias e confissões (Manuel de Oliveira, 1983) As I was moving ahead occasionally I saw brief glimpses of beauty (Jonas Mekas, 2000), Já visto jamais visto (Andrea Tonacci, 2013) e Como me da la gana II (Ignacio Agüero , 2016). Nossa proposta é pensar como essas obras estabelecem relações com o tempo e com a memória, considerando como esses filmes se relacionam à trajetória e às produções dos diretores. Atentamos para as diferenças formais existentes entre eles e pensamos como o cotidiano é modulado por meio dessas escolhas estéticas. Nessa análise, trabalhamos com as noções de territorialização e desterrorialização; as maneiras desses diretores se inscreverem em seus filmes; e os modos de construção de uma história menor. Na discussão sobre a memória, retomamos às teses de Henri Bergson e Giles Deleuze. Em nosso trabalho, tentamos entender o que há de cinematográfico nas relações dessas obras com o passado - seja nas vias da história, seja no trabalho com a memória.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis research aims, in a broad form, analyst how memory is built, revived and tensioned by the filmic apparatus in Visita ou memórias e confissões (Manuel de Oliveira, 1983) As I was moving ahead occasionally I saw brief glimpses of beauty (Jonas Mekas, 2000), Já visto jamais visto (Andrea Tonacci, 2013) e Como me da la gana II (Ignacio Agüero , 2016). Our proposal is to think how this movies establish relations with time and memory, considering how those movies relates themselves with the trajectory and the productions of the directors. We pay attention to the formal differences between them and think how daily life is modulated through those aesthetics choices. In this analysis, we work with the notions of deterritorialization and territorialization; the manners how those filmmakers inscribe themselves on their movies; and the ways of building a minor history. In our work, we try to think what exists of cinematographic in their relations of those movies with past - either in the ways of history, or in the work with memory.-
Descrição: dc.description128f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectMontagem do filme-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectMontagem do filme (Cinematografia)-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectMemory-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectMovie edition-
Palavras-chave: dc.subjectHistory-
Palavras-chave: dc.subjectDaily life-
Título: dc.titleViver, filmar, montar: o cinema na invenção da memória-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.