
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Furtado, Joaci Pereira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Alves, Bruno Henrique | - |
| Autor(es): dc.contributor | Milani, Suellen Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendonça, Ana Paula Jorge de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:33:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:33:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24468 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772785 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo do presente estudo é compreender a influência, nas bibliotecas infantis, da contação de histórias, ferramenta de estímulo à leitura através da narração de histórias, bem como analisar o papel dos bibliotecários e o impacto desse recurso na formação de leitores. Para um ponto de vista teórico, utilizamos como base obras que promovem o diálogo entre a literatura biblioteconômica e a educação infantil. Este trabalho observou na prática, por meio pesquisa de campo, o que foi estudado em teoria. Nessa pesquisa aplicamos entrevista semiestruturada e lúdica com crianças ouvintes, buscando avaliar o efeito da contação de histórias a curto prazo e relacioná-la com a formação de leitores. A presente monografia procurou conceituar a contação de história, seu papel na primeira infância e suas consequências para a promoção da leitura, destacando o papel do bibliotecário na contação de histórias. O estudo de campo, avalia a contação de histórias na Creche Escola Pastorinhos de Fátima e seu impacto nas práticas de leitura. A conclusão propõe mais bibliotecas voltadas ao público infantil e bibliotecários preparados em sua formação para essa função. | - |
| Descrição: dc.description | The purpose of the present study is to understand the influence of storytelling, as a to stimulate through reading, in children's libraries as a role for librarians, and its impact on the generation of readers. From a theoretical point of view, we use as basis works that promote the dialogue between Library Science and early childhood education. This work results from field research. In it, we applied a semi-structured and playful interview with listening children, trying to evaluate the effect of storytelling in the short term and relate it to the formation of readers. The present monograph sought to conceptualize the storytelling, its role in early childhood and its consequences for the promotion of reading, highlighting the role of the librarian in storytelling. The field study evaluates the storytelling in the Pastorinhos Escola de Fátima Kindergarten and its impact on reading practices. The conclusion proposes more libraries aimed at children and librarians prepared in their academic training for this function. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
| Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contação de história | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de leitores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte de contar história | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Children's library | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Storytelling | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Child education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formation of readers | - |
| Título: dc.title | Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: