Quem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFurtado, Joaci Pereira-
Autor(es): dc.contributorAlves, Bruno Henrique-
Autor(es): dc.contributorMilani, Suellen Oliveira-
Autor(es): dc.creatorMendonça, Ana Paula Jorge de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24468-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772785-
Descrição: dc.descriptionO objetivo do presente estudo é compreender a influência, nas bibliotecas infantis, da contação de histórias, ferramenta de estímulo à leitura através da narração de histórias, bem como analisar o papel dos bibliotecários e o impacto desse recurso na formação de leitores. Para um ponto de vista teórico, utilizamos como base obras que promovem o diálogo entre a literatura biblioteconômica e a educação infantil. Este trabalho observou na prática, por meio pesquisa de campo, o que foi estudado em teoria. Nessa pesquisa aplicamos entrevista semiestruturada e lúdica com crianças ouvintes, buscando avaliar o efeito da contação de histórias a curto prazo e relacioná-la com a formação de leitores. A presente monografia procurou conceituar a contação de história, seu papel na primeira infância e suas consequências para a promoção da leitura, destacando o papel do bibliotecário na contação de histórias. O estudo de campo, avalia a contação de histórias na Creche Escola Pastorinhos de Fátima e seu impacto nas práticas de leitura. A conclusão propõe mais bibliotecas voltadas ao público infantil e bibliotecários preparados em sua formação para essa função.-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of the present study is to understand the influence of storytelling, as a to stimulate through reading, in children's libraries as a role for librarians, and its impact on the generation of readers. From a theoretical point of view, we use as basis works that promote the dialogue between Library Science and early childhood education. This work results from field research. In it, we applied a semi-structured and playful interview with listening children, trying to evaluate the effect of storytelling in the short term and relate it to the formation of readers. The present monograph sought to conceptualize the storytelling, its role in early childhood and its consequences for the promotion of reading, highlighting the role of the librarian in storytelling. The field study evaluates the storytelling in the Pastorinhos Escola de Fátima Kindergarten and its impact on reading practices. The conclusion proposes more libraries aimed at children and librarians prepared in their academic training for this function.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca infantil-
Palavras-chave: dc.subjectContação de história-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de leitores-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca infantil-
Palavras-chave: dc.subjectArte de contar história-
Palavras-chave: dc.subjectLeitor-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectChildren's library-
Palavras-chave: dc.subjectStorytelling-
Palavras-chave: dc.subjectChild education-
Palavras-chave: dc.subjectFormation of readers-
Título: dc.titleQuem conta o conto: o papel do bibliotecário na contação de histórias e na formação de leitores-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.