Paulo Freire e as contribuições da dialética entre objetividade e subjetividade para a formação de professores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSemeraro, Giovanni-
Autor(es): dc.contributorGomes, Rodrigo Lima Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorBorba, Siomara-
Autor(es): dc.contributorLole, Ana-
Autor(es): dc.creatorDuarte, Camilla Frederico-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30867-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772771-
Descrição: dc.descriptionO desenvolvimento da concepção dialética entre objetividade e subjetividade por Paulo Freire, junto à reflexão sobre as contribuições dessa proposta para a formação de professoras e professores, constituem o objetivo central desta dissertação A pesquisa interpreta a obra de Paulo Freire através do materialismo histórico e dialético, amplamente referenciado pelo próprio autor. Freire registra que em Marx, como em nenhum pensador, não são encontradas dicotomias entre subjetividade e objetividade, teoria e prática, consciência e ação na realidade. Procuramos demonstrar que, quando Freire radicaliza a compreensão dialética entre educação e política, pode aprofundar o entendimento dos limites e possibilidades do trabalho d os educadores compromissados com as camadas populares. Estudando a educação através da filosofia da práxis, postulamos, em primeiro lugar, a dialeticidade ontológica entre educação e política, ambas circunscritas no ser humano. Daí, o imperativo que professoras e professores têm, de fazerem uma escolha política para sua práxis. Propomos, junto a Freire, um projeto de formação que permita que o futuro educador se defronte com a urgência dessa opção ética e política. A dialética entre objetividade e subjetividade implica que, além dos elementos para a consciência política e a competência pedagógica, a formação de professores deve oferecer elementos para uma leitura geral da sociedade. Assim, ao questionarem-se sobre a injustiça, sobre os discursos esvaziados e sobre a situação caótica em que se encontra a educação, as professoras e professores possam encontrar na luta pela transformação estrutural da sociedade as possibilidades para uma prática educativa coerente e libertadora.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe development of the dialectical conception between objectivity and subjectivity by Paulo Freire, together with the reflection on the contributions of this proposal to teacher education, constitute the central objective of this dissertation. The research interprets Paulo Freire's work through historical and dialectical materialism, widely referenced by the author himself. Freire writes that in Marx, as in no other thinker, no dichotomies are found between subjectivity and objectivity, theory and practice, consciousness and action in reality. We seek to demonstrate that, when Freire radicalizes the dialectical understanding between education and politics, he can deepen the understanding of the limits and possibilities of the work of educators committed to the popular classes. Studying education through the philosophy of praxis, we postulate, firstly, the ontological dialectic between education and politics, both circumscribed in the human being. Hence, the imperative that teachers have to make a political choice for their practice. We propose, together with Freire, a training project that allows future educators to face the urgency of this ethical and political option. The dialectic between objectivity and subjectivity implies that, in addition to the elements for political conscienceness and pedagogical competence, teacher training must offer elements for a general understanding of society. Thus, by questioning themselves about injustice, the emptyness in the pedagogical discourses and the chaotic situation in which education finds itself, teachers can find in the fight for the structural transformation of society the possibilities for a coherent and liberating educational practice.-
Descrição: dc.description105 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDialética Objetividade Subjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Popular-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professores-
Palavras-chave: dc.subjectDialética-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Palavras-chave: dc.subjectDialectics Objectivity Subjectivity-
Palavras-chave: dc.subjectPopular Education-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher Education-
Título: dc.titlePaulo Freire e as contribuições da dialética entre objetividade e subjetividade para a formação de professores-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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