Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Assai, Natany Dayani de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3408510368371388 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nora, Paulo dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3069781590185950 | - |
Autor(es): dc.contributor | Arrigo, Viviane | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5037870689063943 | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Andréa Aparecida Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5969031244402632 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4039978769767437 | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Camila Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:33:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:33:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25764 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772766 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo busca analisar evidências de aprendizagem acerca de mapas conceituais produzidos por alunos durante a implementação de uma unidade didática (UD) elaborada a partir da teoria do campo conceitual (TCC) e da utilização de mapas conceituais (MC) para o ensino de cinética química. A elaboração da UD teve como suporte a abordagem dos três momentos pedagógicos e esse processo ocorreu em conjunto com o professor regente da turma na qual ela foi desenvolvida. O seu desenvolvimento ocorreu de forma remota, em um colégio estadual, localizado na cidade de Londrina - PR, em uma turma do 2º ano do ensino médio, composta por 40 alunos. Assim, os dados analisados nesta investigação referem-se às três prévias dos mapas conceituais produzidos pelos alunos durante o desenvolvimento da UD, os quais foram analisados à luz dos pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados obtidos apresentam evidências da evolução conceitual dos alunos acerca do conteúdo de cinética, partindo do uso dos mapas conceituais como recurso didático, formativo e avaliativo, no estudo de cinética química, se valendo da teoria dos campos conceituais no decorrer de todas as etapas da UD. Portanto, acredita-se que a implementação do mapa conceitual conduzido em todas as etapas da UD, assim como a utilização dos aportes metodológicos e os demais instrumentos e estratégias organizadas, contribuíram para a ampliar a compreensão dos alunos acerca do assunto estudado | - |
Descrição: dc.description | The present study seeks to analyze the learning about concept maps produced by students during the implementation of a didactic unit (DU) developed from the concept field theory (CFT) and the use of concept maps (CM) for teaching chemical kinetics. The elaboration of the DU was supported by the Three Pedagogical Moments approach. This process occurred together with the teacher of the class in which it was developed. Its development occurred remotely, in a State College, located in the city of Londrina - PR, in a 2nd year high school class, composed of 40 students. Thus, the data analyzed in this investigation refer to the three previews of the concept maps produced by the students during the development of the DU, which were analyzed in the light of the assumptions of Content Analysis. The results obtained provide evidence of the students' conceptual evolution about the Kinetics content, starting from the use of concept maps as a didactic, formative and evaluative resource in the study of chemical kinetics, making use of the theory of conceptual fields throughout all stages of the DU. Therefore, the implementation of the concept map used in all stages of the DU along with the use of methodological applications, tools and strategies, contribute to broaden the students' understanding. | - |
Descrição: dc.description | 82 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria do campo conceitual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Três momentos pedagógicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinética química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mapa conceitual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concept map | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conceptual field theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Three pedagogical moments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemical kinetics | - |
Título: dc.title | O uso dos mapas conceituais e a teoria do campo conceitual para o estudo da cinética química | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: