O big data e seu impacto comportamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZahn, Jean de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Rafael Burlamaqui-
Autor(es): dc.creatorBraga, Clarisse Freire Leal-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30669-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772763-
Descrição: dc.descriptionA análise de grandes volumes de dados tem sido explorada por empresas e organizações a fim de adquirir informações proveitosas para os mais diversos fins, como reconhecimento de padrões de compra para ações de marketing, direcionamento de decisões estratégicas baseadas em insights provenientes de análises de dados, marketing político etc. É difícil saber qual o impacto que o uso do Big Data tem feito na sociedade uma vez que rastros digitais deixados por usuários de dispositivos online e redes sociais são capazes de entregar informações pessoais relevantes sobre estes indivíduos. Neste trabalho é discutida a maneira como a análise de grandes volumes de dados pode ser utilizada para a manipulação de comportamentos individuais e da opinião pública. É observado que um indivíduo que utiliza a internet em seu cotidiano se torna refém dos algoritmos que foram desenvolvidos com o objetivo de monitorar e regular o comportamento de uma comunidade. Este fato está contribuindo para uma depreciação das liberdades individuais de formação de opinião e do livre pensamento-
Descrição: dc.description38 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBig Data-
Palavras-chave: dc.subjectDados-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento-
Palavras-chave: dc.subjectData mining-
Palavras-chave: dc.subjectBig Data-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing político-
Palavras-chave: dc.subjectAlgoritmo-
Título: dc.titleO big data e seu impacto comportamental-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.