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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Rosana da Câmara | - |
Autor(es): dc.contributor | Will, Sharon Varjão | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruvello, Elisabete | - |
Autor(es): dc.creator | Miguel, Pilar Saldanha de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:33:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:33:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9888 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772754 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho é fruto de uma experiência de iniciação à docência realizada entre fevereiro de 2015 e meados de 2016, no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (Iepic), em Niterói, no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Partindo do pressuposto de que é fundamental discutir a questão racial no espaço escolar, este artigo apresenta algumas reflexões a partir de um conjunto de atividades didático-pedagógicas realizadas na “sala griot” do Iepic. À luz dessa experiência busca-se demonstrar a contribuição do ensino de sociologia para a implementação da Lei 10.639/03 que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, juntamente com as disciplinas de história, literatura e artes. O trabalho parte da discussão das políticas públicas de promoção da igualdade racial no Brasil, identificando alguns de seus pressupostos para, em seguida, refletir sobre alguns dos desafios envolvidos no tratamento da questão racial na escola pública tendo em vista a experiência desenvolvida no Iepic | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação antirracista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lei 10639 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Iniciação à docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Iniciação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Título: dc.title | Discutindo o racismo na escola pública: reflexões a partir de uma experiência de iniciação à docência no ensino de sociologia no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (Iepic) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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