A violência desmentida nas escolas: contribuições da psicanálise de Freud e Ferenczi

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArreguy, Marília Etienne-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, José dos Santos-
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Cristiana-
Autor(es): dc.contributorKupermann, Daniel-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5173967434625332-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0581161263387373-
Autor(es): dc.creatorGomes, Maria de Fatima Camelo Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15315-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772753-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa de mestrado investiga algumas interfaces entre o sujeito e a escola, privilegiando uma leitura psicanalítica da violência, de modo a contribuir com a noção de escuta do professor e a construção de novas concepções sobre os aspectos relacionais no ambiente escolar. Para tanto, procedeu-se a uma investigação na obra de Sigmund Freud, contando também com a visão de Sándor Ferenczi e de outros autores que estabelecem a interface entre psicanálise e educação no campo transdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa teórica norteada por autores que iluminassem a compreensão da violência nas escolas a partir da investigação das noções de agressividade e violência presentes na psicanálise. Nesse sentido, foi importante trabalhar, inicialmente, em torno da apropriação dos conceitos de pulsão de vida e pulsão de morte, suas fusões e desfusões, de modo a desconstruir mitos e ideias do senso comum acerca das noções agressividade e violência. Mecanismos psíquicos como transferência, sublimação, identificação, cisão, introjeção e projeção foram descritos para a compreensão dos aspectos desencadeadores de violência nas relações entre professores e estudantes. Essa investigação também teve o intuito de dimensionar os aspectos traumáticos vividos pelos alunos e pelos professores num contexto crescente de violência e crise no âmbito das instituições escolares, de modo a desmistificar e romper com os estigmas ligados ao suposto comportamento violento de crianças e jovens, principalmente, na esfera escolar.-
Descrição: dc.descriptionThis master's research investigates some interfaces between the subjectivity and the school, favoring a psychoanalytic reading of violence, in order to contribute to the notion of listening by the teachers and the construction of new conceptions about relational aspects in the school environment. For this, an investigation was made in the work of Sigmund Freud, also counting on the vision of Sándor Ferenczi and other authors that establish the interface between psychoanalysis and education in the transdisciplinary field. This is a theoretical research guided by authors that illuminate the understanding of violence in schools after the investigation of the notions of aggression and violence present in psychoanalysis. In this sense, it was important to work initially on the appropriation of the concepts of ―life drive‖ and ―death drive‖, their fusions and defusions, in order to deconstruct myths and common sense ideas about the notions of aggression and violence. Psychic mechanisms such as transference, sublimation, identification, scission, introjection and projection were described for the understanding of the triggering aspects of violence in the relations between teachers and students. This research was also designed to measure the traumatic aspects experienced by students and teachers in a growing context of violence and crisis within the school institutions, in order to demystify and break with the stigmas attached to the alleged violent behavior of children and young people, mainly, in the school sphere.-
Descrição: dc.description124 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectagressividade-
Palavras-chave: dc.subjectviolência escolar-
Palavras-chave: dc.subjectpsicanálise e educação-
Palavras-chave: dc.subjectpulsões-
Palavras-chave: dc.subjectdesmentido-
Palavras-chave: dc.subjectaggression-
Palavras-chave: dc.subjectschool violence-
Palavras-chave: dc.subjectpsychoanalysis and education-
Palavras-chave: dc.subjectdrives-
Palavras-chave: dc.subjectdenial-
Título: dc.titleA violência desmentida nas escolas: contribuições da psicanálise de Freud e Ferenczi-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.