Educação e formação ética do médico: autoridade, responsabilidade e pensamento reflexivo sob o olhar de Hannah Arendt

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPompilho, Wendel de Mattos-
Autor(es): dc.contributorMello, Maristela Barenco Corrêa de-
Autor(es): dc.contributorBedin, Juçara Gonçalves Lima-
Autor(es): dc.creatorBianchi, Fabiano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22636-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772750-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação tem por objeto a formação ética do médico. O objetivo principal é analisar os aspectos relacionados à autoridade, à responsabilidade e ao pensamento crítico, sob o olhar de Hannah Arendt, estudando caminhos para uma educação médica mais próxima ao que determinam as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Medicina. Partindo-se da hipótese de que há uma crise da modernidade que afeta fortemente os campos da saúde e da educação médica, altamente biotecnicistas e incapazes de corresponder às demandas coletivas, a questão central pode ser definida nos seguintes termos: a obra de Arendt pode contribuir com a construção do pensamento crítico e o desenvolvimento da competência moral e responsabilidade social dos estudantes de medicina? O desenvolvimento do trabalho se divide em cinco tópicos principais. O primeiro trata da formação médica no século XX, incluindo a abordagem sobre os modelos biotecnicista e a proposta de modelo biopsicossocial. Em seguida, discute-se a responsabilidade e a crise de autoridade na educação médica. A argumentação se baseia nos conceitos de autoridade e crise da tradição e da religião, com ênfase sobre a formação de médicos com maior grau de comprometimento e responsabilidade social. No terceiro tópico, abordando os questionamentos quanto à formação ética, em especial quanto à competência moral do estudante, discute-se a origem de um modelo de automatismo de ação que não cria comprometimento com o próximo, desvinculando o pensar e o agir e impedindo o bom julgamento moral. Aprofunda-se o tema, então, com uma composição de ideias a respeito do pensamento crítico e da formação ética do médico como pilares para a adoção de um modelo biopsicossocial na assistência. Por fim, são fornecidos alguns subsídios como mecanismos de interrupção de um automatismo que não estimula o cuidar, o pensar e o agir moralmente competentes. São propostos conceitos, ideias e práticas pedagógicas para a educação médica, compatíveis com o desenvolvimento de uma assistência humanizada e ética, não apenas em sua vertente deontológica, mas voltada para conceitos de uma ética universal-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation addresses ethics in medical student training as understood pursuant to the work of Hannah Arendt. The main objective, thereof, is to analyze conceptually the aspects related to authority, responsibility and critical thinking, proposing solutions to a medical education closer to that determined by the National Curricular Guidelines for undergraduate courses in Medicine. Starting from the hypothesis there is a crisis of modernity strongly affecting the fields of health and medical education, highly biotechnical and unable of meeting collective demands, the central question can be defined in the following terms: Arendt's thinking may contribute with the construction of critical thinking and the development of moral competence and social responsibility of medical students? This paper has five main topics. The first deals with medical training in the twentieth century, including the approach on flexnerian model and the proposed biopsychosocial model. Next, we discuss the responsibility and crisis of authority in medical education. The argumentation is based on the concepts of authority and crisis of tradition and religion, with emphasis on the training of physicians with a greater degree of commitment and social responsibility. In the third topic, addressing the questions about ethical training, especially regarding the moral competence of the student, we discuss the origin of an automatism of action that does not create commitment with the neighbor, dissociating thinking and acting and preventing a good moral judgment. The theme is, then, deepened through a composition of ideas about critical thinking and the physician’s ethical formation as pillars for the adoption of a biopsychosocial model in care. Finally, some subsidies are provided as mechanisms of interruption of an automatism that does not stimulate the care, thinking and acting morally competent. Concepts, ideas and pedagogical practices for medical education are proposed, aiming the development of humanized and ethical, not only deontological assistance, but focused on concepts of a universal ethics-
Descrição: dc.description90 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação médica-
Palavras-chave: dc.subjectBioética-
Palavras-chave: dc.subjectCrise de autoridade-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência moral-
Palavras-chave: dc.subjectEducação médica-
Palavras-chave: dc.subjectMedical education-
Palavras-chave: dc.subjectBioethics-
Palavras-chave: dc.subjectCrisis of authority-
Palavras-chave: dc.subjectResponsibility-
Palavras-chave: dc.subjectMoral competence-
Título: dc.titleEducação e formação ética do médico: autoridade, responsabilidade e pensamento reflexivo sob o olhar de Hannah Arendt-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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