O ato responsável: reflexões afetadas de um ser em processo na relação professor-alunos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Márcia Maria e-
Autor(es): dc.contributorMello, Marisol Barenco de-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Fernando de Sá-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Ian Klein da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21862-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772746-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa sobre a possibilidade da transformação da relação professor-alunos a partir de uma concepção filosófica de sujeito que se constrói eticamente em suas relações através do “ato responsável” (BAKHTIN, 2017). Contrapõe-se a uma visão do ser humano abstrata e generalizável, a qual acaba por privilegiar a teoria em detrimento das nossas ações em vida de modo que existe uma dissociação entre a primeira e a prática. Por meio de revisão bibliográfica, realiza-se o reconhecimento dessa tradição filosófica e alguns de seus impactos nos projetos pedagógicos. Defende-se a concepção de Ser em processo e a possibilidade da conciliação entre o mundo da representação teórica e da vida por meio do “ato responsável” (BAKHTIN, 2017), analisando duas aulas realizadas na disciplina de Didática em 2017. Por fim, situando os sujeitos relacional e responsavelmente, o trabalho pretende ainda apontar a sua potencialidade para a educação, aproximando-a da vida e da arte-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents a qualitative approach research on the possibility of the transformation of the teacher-student relationship from a philosophical conception of the subject that is ethically constructed in its relations through the “responsible act” (BAKHTIN, 2017). It contrasts with an abstract and generalizable view of the human being, which ends up privileging theory over our actions in life so that there is a dissociation between the former and the practice. Through literature review, this philosophical tradition and some of its impacts on pedagogical projects are recognized. It defends the conception of Being in process and the possibility of reconciling the world of theoretical representation and life through the “responsible act” (BAKHTIN, 2017), analyzing two classes held in the Didactics discipline in 2017. Finally, situating the subjects relationally and responsibly, the work also intends to point out their potential for education, bringing it closer to life and art-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSer transcendente-
Palavras-chave: dc.subjectSer em processo-
Palavras-chave: dc.subjectAto responsável-
Palavras-chave: dc.subjectRelação professor-alunos-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia da educação-
Palavras-chave: dc.subjectRelação professor-aluno-
Palavras-chave: dc.subjectBeing transcendent-
Palavras-chave: dc.subjectBeing in process-
Palavras-chave: dc.subjectResponsible act-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher-student relationship-
Palavras-chave: dc.subjectArt-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleO ato responsável: reflexões afetadas de um ser em processo na relação professor-alunos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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