Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mota, Fabio Reis | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Esther Pinho da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:33:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:33:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5623 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772742 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho de conclusão de curso é resultado de uma etnografia realizada nas aulas de sociologia e física que acompanhei no período de 2013 e 2014 em uma escola pública na cidade de São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro. Teve como objetivo compreender os mecanismos acionados pelos atores sociais, na busca pelo reconhecimento de suas identidades diferenciadas no espaço público escolar. Por meio da observação direta durante as aulas de sociologia e física, entrevistas informais com professores e alunos, verifiquei conflitos identitários configurados em uma contrastante relação entre a estigmatização e autenticidade de uma identidade, que perpassa o espaço escolar contemporâneo, propiciando tensões ideológicas no espaço de interação dos atores | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade social | - |
Título: dc.title | Reconhecer para ser reconhecido: demandas por direitos diferenciados no espaço público escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: