Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Ana Maria Luz Fassarella do | - |
Autor(es): dc.contributor | Motta, Carlos Eduardo Mathias | - |
Autor(es): dc.contributor | Calaza, Karin da Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Natália Teixeira Peixoto Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:33:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:33:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25529 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772725 | - |
Descrição: dc.description | Ao estudar a História da Matemática, é bastante frequente que tenhamos acesso a feitos e resultados alcançados por grandes matemáticos. Entretanto, a ciência também contou com a participação de muitas mulheres, que igualmente contribuíram para a Matemática e para a História da Matemática, mas são pouco conhecidas pelos professores e pelos alunos, além disso têm seus nomes omitidos na literatura em geral. Esta monografia tem como objetivo identificar e explorar a participação das mulheres na Matemática, sugerir uma proposta pedagógica, o jogo Enheduana, abordando mulheres na matemática, apresentar alguns resultados neurocientíficos sobre o estudo dos cérebros feminino e masculino e trazer reflexões sobre a questão de gênero na História da Ciência. Ademais, almeja-se debater sobre a presença das mulheres nos cursos de exatas como um todo a partir de dados de órgãos oficiais de estatística em educação, de um estudo que já havia sido realizado sob a orientação da professora Cecília Fernandez no Programa de Extensão Mulheres na Matemática da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do levantamento dos doutores em matemática intitulados entre 2000 e 2021 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), pela UFF e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E, especificamente, deseja-se avaliar a atuação feminina no curso de Matemática da UFF, por meio de um questionário respondido por professores e alunos, no qual, entre outros resultados, observou-se que, das respostas que demostravam desconhecimento acerca de cientistas na área, 86,96% apontavam falta de conhecimento de mulheres no campo, contra 13,04% que mostravam ausência de conhecimento de homens na matemática | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Matemática e Estatística | - |
Descrição: dc.description | When we study the History of Mathematics, it is quite common that we have access to the achievements and results achieved by great mathematicians. However, science also had the participation of many women, who also contributed to Mathematics and the History of Mathematics, but are little known by teachers and students, in addition to having their names omitted in the literature in general. This monograph aims to identify and explore the participation of women in mathematics, suggest a pedagogical proposal, the Enheduana game, approaching women in mathematics, present some neuroscientific results on the study of the female and male brains and bring reflections on the issue of gender in the History of Science. In addition, it intends to debate the presence of women in STEM courses from statics of official statistical bodies in education, from a study carried out under the guidance of Professor Cecília Fernandez in the Women in Mathematics Extension Program at Universidade Federal Fluminense (UFF) and the survey of doctors in mathematics entitled between 2000 and 2021 made off Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), UFF and Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Specifically, it’s desired to evaluate the female performance in the Mathematics course at UFF, through a questionnaire answered by teachers and students, in which, among other results, it was observed that, of the answers that showed ignorance about scientists in the area, 86.96% pointed out lack of knowledge of women in the field, against 13.04% that showed lack of knowledge of men in mathematics | - |
Descrição: dc.description | 208 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disparidade de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres na matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neurociência cognitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disparidade de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women in Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive neuroscience | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender disparity | - |
Título: dc.title | Curvas femininas: as mentes matemáticas detrás da história | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: