Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Renata de Sá | - |
Autor(es): dc.contributor | Lucas, Charlles da Fonseca | - |
Autor(es): dc.contributor | Pétry, Hélène Cécile | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Marina Morena Rosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:33:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:33:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9844 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772712 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tem como objetivo discutir a importância de uma formação qualificada preparatória dos professores de Sociologia para atuarem no contexto da diversidade na Educação Básica. A Constituição Federal garante as pessoas com necessidades especiais o direito à educação de qualidade no ensino regular em instituições públicas de ensino, entretanto o que se observa é uma grande deficiência na formação de professores para a atuação em turmas inclusivas. Nesse sentido, este trabalho busca tratar da Educação Inclusiva no Ensino Médio, tendo em vista a importância e a necessidade de abordar a inclusão escolar no contexto da diversidade. A análise foi desenvolvida a partir da problematização das deficiências da formação do professor de Sociologia, do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, apresentando as possibilidades de uma atuação docente inclusiva no Ensino Médio em uma instituição pública. Este estudo teve como locús privilegiado, a Unidade Escolar São Cristóvão III, do Colégio Pedro II, na qual foram feitas observações diretas sobre o cotidiano escolar, conversas informais com professores de Sociologia, alunos, e acompanhamento do trabalho realizado no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), no período do estágio docente supervisionado, durante o ano letivo de 2014 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ação docente inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colégio Pedro II | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Título: dc.title | O professor de Sociologia e a educação inclusiva: formação e atuação no ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: