O ensino de física para deficientes visuais: uma proposta aplicada à aprendizagem de eletricidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNogueira, Erica Cristina-
Autor(es): dc.creatorDantas, Carlos Khabrinio Pires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26760-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772708-
Descrição: dc.descriptionA construção de uma visão que remete a aspectos inclusivos é necessária em todos os âmbitos sociais. No contexto educacional, a inclusão escolar é uma forma de materialização desta visão, que pode ser efetivada por meio da utilização de práticas pedagógicas específicas. No que diz respeito a educação abrangida nas turmas do Ensino Médio, a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de eletricidade, é a temática central deste trabalho. A forma de inclusão defendida neste trabalho, ocorre por meio da aplicação de alguns materiais didáticos criados para o ensino de tópicos de eletricidade; sendo estes elaborados de forma ampla, pois podem ser utilizados tanto por discentes cegos e com baixa visão, quanto por aqueles que não apresentem deficiência visual. A construção dos materiais é precedida da discussão de assuntos pertinentes ao tema do trabalho, seguida da apresentação de materiais e valores para compra, além de manuais e propostas individuais de aplicação. Este trabalho resulta, por fim, em uma proposta de aplicação dos materiais criados, onde espera-se que sua futura adesão, contribua para a minimização de qualquer dificuldade atrelada a aprendizagem dos conceitos abordados.-
Descrição: dc.descriptionThe construction of a vision that refers to inclusive aspects is necessary in all social spheres. In the educational context, school inclusion is a way of materializing this vision, which can be carried out through the use of specific pedagogical practices. With regard to education covered in high school classes, the inclusion of visually impaired students in electricity classes is the central theme of this work. The form of inclusion advocated in this work occurs through the application of some didactic materials created for teaching electricity topics; these being elaborated in a wide way, as they can be used by both blind and low vision students, as well as by those who do not have visual impairment. The construction of the materials is preceded by the discussion of subjects pertinent to the theme of the work, followed by the presentation of materials and values for purchase, in addition to manuals and individual application proposals. This work results, finally, in a proposal of application of the created materials, where it is expected that its future adhesion, contributes to the minimization of any difficulty linked to the learning of the concepts approached.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEletricidade-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectElectricity-
Palavras-chave: dc.subjectVisually impaired-
Palavras-chave: dc.subjectCourseware-
Título: dc.titleO ensino de física para deficientes visuais: uma proposta aplicada à aprendizagem de eletricidade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.