O grafite como forma de influenciar o turismo de uma região: o caso do Boulevard Olímpico na cidade Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca Filho, Ari da Silva-
Autor(es): dc.contributorLasmar, Telma-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Claudia Corrêa de Almeida-
Autor(es): dc.creatorGomes, Leonardo Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5166-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772702-
Descrição: dc.descriptionO Boulevard Olímpico, nome dado no período dos Jogos Olímpicos Rio 2016 à Orla Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde ou apenas Orla Conde, é um passeio público situado na região central da cidade do Rio de Janeiro. Ela possui 3,5 km de extensão, que liga Praça da Misericórdia, onde está instalado o Museu Histórico Nacional ao Armazém 8 do Cais do Porto, perto do novo aquário da cidade, o AquaRio. O local pertencente a região portuária da cidade recebeu grandes investimentos de reestruturação urbana para revitalizar a área que estava degradada há muitos anos. Durante os jogos, o Boulevard Olímpico foi ponto de encontro entre visitantes, apresentações, jogos e atrações, se transformando em uma imensa área de lazer tanto para turistas como para moradores. Levando-se em conta a importância do grafite para essa reestruturação urbana e turistificação do local, este trabalho visa realizar um estudo das influências que o grafite possa ter no turismo de uma região, tendo o Boulevard Olímpico como objeto de estudo. A pergunta norteadora do trabalho foi de que maneira os grafites influenciam no turismo de uma região? Os objetivos específicos têm por finalidade: conceituar, apresentar um breve histórico e relacionar turismo cultural, arte urbana e grafite e, em seguida, apresentar locais que já são consagrados em turismo de arte urbana. A pesquisa é de natureza qualitativa com enfoque exploratório. O trabalho de campo contou com a participação de uma empresa especializada em roteiros de arte urbana, onde foi possível compreender melhor os grafites, os artistas e a relação com o espaço. Também foi aplicado um formulário online e entrevistas semiestruturadas com uma grafiteira, dois profissionais especializados em turismo e grafite e uma turismóloga mestre em planejamento urbano. Por fim, é feita uma análise das influências do grafite no turismo da região cruzando as informações obtidas através das três formas de pesquisa-
Descrição: dc.descriptionKnown as Boulevard Olímpico during the Rio 2016 Olympic Games, the Orla Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde or just Orla Conde is a promenade located on the central area of Rio de Janeiro. It has 3,5km length, connecting the Misericórdia Plaza, where the Museu Histórico Nacional is placed, until the Armazém 8 do Cais do Porto, near the new aquarium of the city, AquaRio. The place is part of the port portion of the city, that received big investments to reconstruct and revitalize the urban area which was degraded for years. During the games, the Boulevard Olímpico was a point of meeting for many visitors, presentations, games and attractions, turning itself into a huge leisure place for both tourists and residents of the city. Considering the importance of graffiti to the urban restructure and touristification of the place, this work aims to study the influence of graffiti on the tourism of this specific area, using the Boulevard Olimpico as the object of study. The guiding question of this project is how graffiti can influence on tourism in certain locations. Specific objectives aim to: conceptualize, correlate cultural tourism, urban arts and graffiti and present a brief historic of them. It will also present well-known urban art tourism locations. The methodology adopted was qualitative with the exploratory approach. The field research was made with a company specialized in urban art tours, making possible the better comprehension of graffiti, artists and their relation with the spaces. A form was also applied online as well as some semi structured interviews made with an artist, two specialized professionals of tourism and a bachelor of tourism with a master degree in urban planning. Lastly, an analysis of the influences of graffiti in the regional tourism was made, relating all the information collected during the research-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo cultural-
Palavras-chave: dc.subjectBoulevard Olímpico-
Palavras-chave: dc.subjectGrafite-
Palavras-chave: dc.subjectArte urbana-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo cultural-
Palavras-chave: dc.subjectArte urbana-
Palavras-chave: dc.subjectGrafita-
Palavras-chave: dc.subjectBoulevard Olímpico (Rio de Janeiro, RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectCultural tourism-
Palavras-chave: dc.subjectOlimpic Boulevard-
Palavras-chave: dc.subjectGraffiti-
Palavras-chave: dc.subjectUrban art-
Título: dc.titleO grafite como forma de influenciar o turismo de uma região: o caso do Boulevard Olímpico na cidade Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.