Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Helder Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Roboredo, Marcos Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Vodopives, Caio Correia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:33:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:33:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26082 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772699 | - |
Descrição: dc.description | A educação foi mais um dos setores afetados pela pandemia. Conforme ocorrido em diversos ramos da sociedade, o setor de educação teve que se readequar aos parâmetros necessários para retomar suas atividades em um ambiente remodelado, seja ele físico ou virtual. Este presente estudo teve como objetivo buscar na literatura barreiras e dificuldades encontradas por alunos e professores ao lidar com esse novo sistema de ensino. Também foram coletadas na literatura ações corretivas e soluções que pudessem ser implementadas afim de propiciar um melhor ambiente de ensino. Um questionário foi elaborado para que fossem avaliados os impactos de cada ação perante cada barreira. Através de análise multicritério e utilização do método ELECTRE I as respostas do questionário foram utilizadas com intuito de averiguar quais soluções seriam capazes de mitigar um número maior de problemas. Como resultado, foram levantadas as ações julgadas com a maior capacidade de mitigar barreiras, sendo estas consideradas mais importantes para serem implementadas. | - |
Descrição: dc.description | Education is one department among a lot of others that was really affected in the pandemic. As ocurred in several places in society, education had to readjust their methods to be able to retake its activities in a remodeled environment, wheter physically or virtually. This study aimed to search in the literature for barriers and difficulties faced by teachers and students when dealing with this new educational system. Corrective actions and solutions that could be implemented in order to provide a better educational environment were also collected in the literature. A questionnaire was made to assess the impacts of each action on each barrier. Through multicriteria analysis and us of the ELECTRE I method, the questionnaire answers were used in order to find out wich solutions would be able to mitigate a greater number of problems. As a result, the actions judged with the greatest capacity to mitiga barriers were raise, wich are considered the most importante to be implemented. | - |
Descrição: dc.description | 57 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Barreiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soluções | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alternativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mitigar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impacto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de produção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tomada de decisão com múltiplos critérios | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impacto social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Barriers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solutions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mitigate | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alternatives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impact | - |
Título: dc.title | Análise multicritério à decisão para mitigar os impactos da COVID-19 no ensino superior: um ensaio em um curso de Engenharia de Produção | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: