Análise multicritério à decisão para mitigar os impactos da COVID-19 no ensino superior: um ensaio em um curso de Engenharia de Produção

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Helder Gomes-
Autor(es): dc.contributorRoboredo, Marcos Costa-
Autor(es): dc.contributorQuelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorVodopives, Caio Correia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:33:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:33:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26082-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772699-
Descrição: dc.descriptionA educação foi mais um dos setores afetados pela pandemia. Conforme ocorrido em diversos ramos da sociedade, o setor de educação teve que se readequar aos parâmetros necessários para retomar suas atividades em um ambiente remodelado, seja ele físico ou virtual. Este presente estudo teve como objetivo buscar na literatura barreiras e dificuldades encontradas por alunos e professores ao lidar com esse novo sistema de ensino. Também foram coletadas na literatura ações corretivas e soluções que pudessem ser implementadas afim de propiciar um melhor ambiente de ensino. Um questionário foi elaborado para que fossem avaliados os impactos de cada ação perante cada barreira. Através de análise multicritério e utilização do método ELECTRE I as respostas do questionário foram utilizadas com intuito de averiguar quais soluções seriam capazes de mitigar um número maior de problemas. Como resultado, foram levantadas as ações julgadas com a maior capacidade de mitigar barreiras, sendo estas consideradas mais importantes para serem implementadas.-
Descrição: dc.descriptionEducation is one department among a lot of others that was really affected in the pandemic. As ocurred in several places in society, education had to readjust their methods to be able to retake its activities in a remodeled environment, wheter physically or virtually. This study aimed to search in the literature for barriers and difficulties faced by teachers and students when dealing with this new educational system. Corrective actions and solutions that could be implemented in order to provide a better educational environment were also collected in the literature. A questionnaire was made to assess the impacts of each action on each barrier. Through multicriteria analysis and us of the ELECTRE I method, the questionnaire answers were used in order to find out wich solutions would be able to mitigate a greater number of problems. As a result, the actions judged with the greatest capacity to mitiga barriers were raise, wich are considered the most importante to be implemented.-
Descrição: dc.description57 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBarreiras-
Palavras-chave: dc.subjectSoluções-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise-
Palavras-chave: dc.subjectAlternativas-
Palavras-chave: dc.subjectMitigar-
Palavras-chave: dc.subjectImpacto-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de produção-
Palavras-chave: dc.subjectTomada de decisão com múltiplos critérios-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectImpacto social-
Palavras-chave: dc.subjectBarriers-
Palavras-chave: dc.subjectSolutions-
Palavras-chave: dc.subjectAnalysis-
Palavras-chave: dc.subjectMitigate-
Palavras-chave: dc.subjectAlternatives-
Palavras-chave: dc.subjectImpact-
Título: dc.titleAnálise multicritério à decisão para mitigar os impactos da COVID-19 no ensino superior: um ensaio em um curso de Engenharia de Produção-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.