Medição da velocidade do som com arduíno

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPenna, Thadeu Josino Pereira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9369928320175297-
Autor(es): dc.contributorEspíndola, Aquino Lauri de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2158499051567196-
Autor(es): dc.contributorWanis, Rogério-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3316200057298248-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3275518643641083-
Autor(es): dc.creatorSilva, Luiz Paulo Saldanha da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:32:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:32:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27638-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772677-
Descrição: dc.descriptionNo presente trabalho descrevemos uma sequência didática para o ensino de física, tendo como tema central a velocidade do som, conteúdo esse de física ondulatória e voltada para o ensino médio, mais especificamente para o 2o ano. Através de atividades experimentais intercaladas com a apresentação teórica do conteúdo buscou-se a aprendizagem significativa. Com isso, esse trabalho teve como objetivo ter o estudante como protagonista e todos os processos, buscando relacionar o tema central com o cotidiano O produto consiste de uma prática experimental, usando a placa Arduino, seguido de análise e discussões sobre os resultados e apresentações teóricas posteriores. Um questionário serviu como base para avaliar os subsunçores existentes. Através desse questionário foi elaborado um projeto, usando ferramentas eletrônicas, onde foi possível medir a velocidade do som em situações diversas. A ligação entre a teoria e a prática foi feita através de simulações e de debates, e desta forma, a aula se tornou mais dinâmica e mais prazerosa para os alunos e para o professor-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionIn the present work we describe a didactic sequence for the teaching of Physics, having as its central theme the speed of sound, this content of Wave Physics and aimed at High School, more specifically for the 2nd year. Through experimental activities along with theoretical discussion of the content, significant learning was sought. With this, this work aimed to have the student as the protagonist and all the processes, seeking to relate the central theme with everyday life. The product consists of an experimental practice, using the Arduino board, followed by analysis and discussion of the results and subsequent theoretical presentations. A questionnaire served as a basis for evaluating existing subsumers. Through this questionnaire, a project was developed, using electronic tools, where it was possible to measure the speed of sound in different situations. The connection between theory and practice was made through simulations and debates, and in this way, the class became more dynamic and more pleasant for both the students and the teacher-
Descrição: dc.description59 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectFísica ondulatória-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectSom-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching physics-
Palavras-chave: dc.subjectWave physics-
Palavras-chave: dc.subjectExperimental activities-
Título: dc.titleMedição da velocidade do som com arduíno-
Título: dc.titleSound speed measurement using arduino plataform-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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