Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Benedito, Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Camila de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:32:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:32:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22408 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772607 | - |
Descrição: dc.description | O texto comunica um estudo cujo objetivo foi narrar, a partir de experiências de formação, um ensaio sobre dois campos aparentemente paralelos: a escola conservadora e a pedagogia progressista. Como orientação metodológica e principalmente aconselhamento epistemológico, a pesquisa foi desenvolvida a partir de pesquisa bibliográfica e pesquisa narrativa, o que permitiu transitar por estes dois ambientes distintos. Os resultados do estudo sinalizam que o sistema neoliberal existe para que seja burlado, ou seja, mesmo o cotidiano escolar sendo constantemente afetado negativamente por um sistema conservador, é possível a presença do amor e da coragem, para que a solidariedade impere sobre a colonialidade | - |
Descrição: dc.description | The text communicates a study whose objective was to narrate, from training experiences, an essay on two apparently parallel fields: the conservative school and the progressive pedagogy. As a methodological guideline and mainly epistemological advice, the research was developed from bibliographic research and narrative research, which made it possible to move through these two distinct environments. The results of the study indicate that the neoliberal system exists so that it can be circumvented, that is, even though the school routine is constantly negatively affected by a conservative system, the presence of love and courage is possible, so that solidarity prevails over coloniality | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação conservadora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação progressista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colonialismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solidariedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservative education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Progressive education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coloniality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solidarity | - |
Título: dc.title | Educação não é resultado, é caminho | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: