Check list de exame físico: contribuições para o ensino de Fundamentos de Enfermagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQueluci, Gisella de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Euzeli da Silva-
Autor(es): dc.contributorCamacho, Alessandra Conceição Leite Funchal-
Autor(es): dc.contributorFerreira Junior, Josemar-
Autor(es): dc.creatorSouza, Vinicius Rodrigues de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:32:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:32:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3287-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772589-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: O exame físico compreende a inspeção, a palpação, a percussão, a ausculta, o olfato e o uso de alguns instrumentos e aparelhos simples. Este estudo teve como objeto a aplicação de um check list de exame físico em clientes hospitalizados para alunos de fundamentos de enfermagem. Objetivos: Geral: Analisar a aplicação de um check list de exame físico pelos alunos de Fundamentos de Enfermagem; Específicos: Elaborar um check list para realização de exame físico pelos alunos de Enfermagem; Comparar a realização do exame físico com e sem o uso do check list; Avaliar junto aos alunos se o check list facilitou a realização do exame físico. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, onde o cenário foi o setor de Clínica Cirúrgica Masculina do Hospital Universitário Antônio Pedro. Comitê de Ética aprovado pelo respectivo hospital com parecer número 645.988. Como participantes do estudo foram selecionados 19 alunos, sendo 10 do grupo intervenção e 09 do controle durante Ensino Teórico Prático da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II. Para a coleta de dados, os alunos foram divididos em dois grupos: um grupo portando o instrumento de check list sobre exame físico, e o outro grupo realizou o procedimento apenas com os conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica. O grupo controle respondeu um questionário que abordou questões de avaliação do exame físico, como conhecimento de técnicas propedêuticas, segurança na abordagem do cliente e realização do procedimento, bem como sugestões para facilitar o ensino desse tema. Para análise dos resultados comparamos o exame físico executado pelos alunos que utilizaram o check list com aqueles que se favoreceram apenas com o conhecimento prévio, e o executaram sem o auxílio do instrumento. Além disso, um questionário sobre o check list utilizado foi elaborado para avaliar o conhecimento dos alunos acerca do exame físico e a utilização do check list na melhora do aprendizado. Resultados e Discussão: Identificamos um maior interesse pelos alunos nos procedimentos técnicos, que demandam destreza manual e um foco maior de atenção. De todas as áreas do corpo, o exame do abdômen foi o que mais se destacou devido ao grande número de alunos que deixaram de fazer ou realizaram de forma incorreta. A dificuldade apresentada pelos alunos, na maioria dos casos, foi a ordem da propedêutica correta no abdômen. Na avaliação dos questionários preenchidos pelos alunos, verificamos que grande parte não se considera seguro e preparado para a realização da técnica. Além disso, os alunos mostraram através de suas respostas que o uso do check list de exame físico acrescenta de maneira satisfatória na facilitação e aprendizado da realização do procedimento. Conclusão: o check list de exame físico contribuiu satisfatoriamente para o ensino dos alunos, sendo um instrumento que favorece a qualidade da técnica de exame físico, sendo útil para uma correta avaliação e levantamento dos diagnósticos e prescrições de enfermagem-
Descrição: dc.descriptionIntroduction: A physical examination includes inspection, palpation, percussion, auscultation and olfaction using some simple instruments and equipments. This study had as its objective the application of a checklist of physical examination on hospitalized clients for students of Fundamentals of Nursing. Objectives: To develop a learning instrument of physical examination from a checklist; Apply the checklist during theoretical and practical teaching of Fundamentals of Nursing and to evaluate student learning through the checklist of physical examination. Method: It is a descriptive research, with a qualitative approuch, where the scenery was the sector of Man’s Surgery Clinic of Antonio Pedro University Hospital. Seventeen students were selected as participants in the study, being ten in the intervention group and nine in the control group during theoretical and practical teaching of Fundamentals of Nursing II discipline. For data collection, students were divided into two groups: one group using the checklist instrument of physical examination, and the other group performing the procedure with only the knowledge acquired during their academic lessons. The control group answered a questionnaire that addressed issues of assessment of the physical examination, as propaedeutic knowledge techniques, safety on client approach during the procedure, as well as suggestions to facilitate the teaching of this subject. For result analysis, it was compared the physical examination performed by the students who used the checklist with those who favored only with prior knowledge, and performed without the aid of the instrument. In addition, a questionnaire about the checklist used was created to evaluate students' knowledge about the physical examination and the use of the checklist in improving learning. Results and Discussion: It was identified an increased interest by students in technical procedures that require manual skills and a greater focus of attention. From all areas of the body, the examination of the abdomen was what stood out due to the large number of students who failed to do or performed incorrectly. The difficulty of the students, in most cases, was the order of the correct exam in the abdomen. In the evaluation of the questionnaires completed by students, we found that much of them is not considered secure and ready to perform the technique. In addition, students showed through their answers that the use of checklist of physical examination adds satisfactorily in facilitating learning on the realization of the procedure. Conclusion: the checklist of physical examination satisfactorily contributed to student teaching, being an instrument that promotes the quality of the technique of physical examination being useful to a correct assessment and survey of nursing diagnoses and prescriptions-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectExame físico-
Palavras-chave: dc.subjectExame físico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectPacientes internados-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectNursing-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical examination-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleCheck list de exame físico: contribuições para o ensino de Fundamentos de Enfermagem-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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