Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Albuquerque, Afonso de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:91056543787 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791809P5 | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Larissa de Morais Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:32:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:32:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19843 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772571 | - |
Descrição: dc.description | This study proposes a reflection on the complex implications of reader participation for modern journalism, in the context of the interactive possibilities that arise with the internet and new information technology. Journalistic companies live in a state of permanent tension with their public: they need participation, but they fear losing control over it, for legal, ideological and market reasons. The question involves the very survival of the companies, in a struggle to decide who is legitimately entitled to inform in an age when anyone can disseminate information. In this turbulent arena, the discussion centers on what the participation of the reading public can effectively contribute to make journalistic practices more inclusive and broad-based, and what risks are incurred by failing to go beyond simple discourse. Questions arise whether debates in the fields of commentary are superficial or whether they can deepen comprehension of the news. The body of analysis was culled basically from the on-line edition of the daily O Globo, although the question of labor extrapolates a case study. Throughout the study, two distinct moments were evident in relation to the paper and its readers. After an initial phase of enthusiasm and experimentation at the end of the past decade, O Globo is now regrouping, as evidenced by the reformulation of its site, on the air since November 2011 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho propõe uma reflexão sobre o significado complexo da participação do leitor para o jornalismo na atualidade, no contexto das possibilidades interativas que surgem com a internet e as novas tecnologias da informação. As empresas jornalísticas vivem uma relação de tensão permanente com seu público: necessitam da participação, mas receiam perder o controle sobre ela, tanto por aspectos legais, como ideológicos e mercadológicos. Está envolvida a própria sobrevivência das empresas, num quadro de disputa quanto a quem tem legitimidade para informar atualmente, quando qualquer um pode difundir informações. Nessa arena conturbada, discute-se sobre em que a participação do público leitor pode efetivamente contribuir para tornar as práticas jornalísticas mais inclusivas e plurais, e quais são os riscos de não ir muito além do nível discursivo. Indaga-se ainda se os debates que se dão nas áreas de comentários ficam só na superfície ou se são capazes de aprofundar a compreensão do noticiário. O corpus de análise foi colhido basicamente na edição on-line do jornal O Globo, embora a questão do trabalho extrapole um estudo de caso. Ao longo da pesquisa, foram registrados dois momentos distintos da relação do veículo com seus leitores. Depois de uma fase de entusiasmo e experimentação, nos últimos anos da década passada, O Globo vive um movimento de recuo que tem como marco a reformulação de seu site, no ar desde novembro de 2011 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
Publicador: dc.publisher | Comunicação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | leitor | - |
Palavras-chave: dc.subject | jornalismo participativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | O Globo | - |
Palavras-chave: dc.subject | autoridade jornalística | - |
Palavras-chave: dc.subject | webjornalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | participative journalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | O Globo | - |
Palavras-chave: dc.subject | journalistic authority | - |
Palavras-chave: dc.subject | webjournalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | O LUGAR COMPLEXO DO LEITOR NO JORNALISMO CONTEMPORÂNEO: potencialidades, limites, dilemas e o caso do jornal O Globo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: