Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Moema de Poli | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:05800956722 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797618Y6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Góis, João Bosco Hora | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:42635968522 | - |
Autor(es): dc.contributor | Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8122304125536893 | - |
Autor(es): dc.contributor | Beltrão, Kaizô Iwakami | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:06123122322 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780283D4 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Anderson Paulino da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:32:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:32:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-03-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772562 | - |
Descrição: dc.description | This research is based on a primary data of the vestibular contest of the Fluminense Federal University of 2004 and on the Ethnic-racial Census carried through in the same university in 2003 to search and to understand the determining factors of social mobility in the access and permanence of students taken for their racial origins. Although recent, the research on the reality of black students in higher education has excited many controversies, especially involving the debate on the adoption of affirmative politics on the part of Brazilian public universities. Thus, this research, which assumes the diversity as a positive value for society, tends to confirm the adoption of guided affirmative actions for race, not leaving out the specifics of the socioeconomic reality and the contours of politics face the continuum of colors which characterizes Brazilian society. | - |
Descrição: dc.description | Fundação Ford-Ação Educativa | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa se embasa em dados primários do vestibular da Universidade Federal Fluminense de 2004 e no Censo Étnico-racial realizado na mesma universidade em 2003 para buscar compreender os fatores da mobilidade social no acesso e os determinantes da permanência de estudantes tomados por sua filiação racial. Apesar de recentes, as pesquisas sobre a realidade do negro no ensino superior têm suscitado muitas polêmicas, especialmente quando envolvidas no debate sobre a adoção de políticas afirmativas por parte das universidades públicas brasileiras. À medida que assume a diversidade como um valor positivo para a sociedade, esta pesquisa tende a consubstanciar a adoção de ações afirmativas orientadas para a raça, sem deixar de notar, entretanto, as especificidades da realidade socioeconômica e dos contornos da política ante o contínuo de cores que caracteriza a sociedade brasileira. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Estudos Pós-graduados em Política Social | - |
Publicador: dc.publisher | Serviço Social | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações Raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Permanência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | - |
Título: dc.title | Mérito, mobilidade e raça : uma abordagem das relações entre negros e brancos na universidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: