Capacitação de crianças trabalhadoras da 5º a 8º séries da rede de ensino público do município do Rio de Janeiro para identificação de riscos potenciais à saúde e à segurança do trabalha

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerraz, Fernando de Toledo-
Autor(es): dc.contributorCPF:89675522222-
Autor(es): dc.contributorLima, Gilson Brito Alves-
Autor(es): dc.contributorCPF:88895241722-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791172A4&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.creatorRosa, Lucio Villarinho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:32:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:32:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2002-04-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17506-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772539-
Descrição: dc.descriptionBecause child labor involves multiple stakeholders, we need to stimulate collaboration and communication from all different sectors of the society in order to promote safe and healthy work experiences for children. As a safety' s engineering contribution, this dissertation has as objective to discuss a new methodology to establish, apply and check the performance of the customized pilot training program involving elementary students, ITom the fifth to eighth grades, ofthe metropolitan area ofRio de Janeiro in order to expand their perceptions ofrisks. In this way, research was structured. As a first step, we created three questionnaires related respectively with perc~ptions of thirty-one environrnental risks; children's occupational conditions and safety' s knowledge and skills. This step allowed the second one when these questionnaires were applied, immediately after the teacher' s customization and validation. After the data analyses we could create the children's condition diagnose which involved occupations; perceptions of risks and leveI of understanding of safety' s engineering. Close to one-half of all students were engaged in economic and non-economic activities on a part-time job. Also more girls than boys perform part-time housework in their own parents' household. From this point oil, we could establish the pilot training program perfectly customized to this population and with the teacher's validation. Finally, the pilot program was applied and evaluated. The results showed a significant evolution in each item evaluated as well as concluded that this kind of customized training program must be applied to our students within the atmosphere of the elementary schools in order to develop as soon as possible the practice of safe acts guaranteeing safety conscious adults contributing with the cultural evolution and social transformation of our country. In synthesis we are sure that the wealth of information contained in this dissertation on the situation of child labor will contribute to understanding and allow us to face the challenges that lie ahead.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionHaja vista, os múltiplos aspectos envolvidos com a problemática do trabalho infantil surge a necessidade de se estimular a colaboração entre os diversos setores da sociedade no sentido de promover o intercâmbio de experiências que levem ao alcance de melhores condições de saúde e segurança no trabalho para as crianças. Neste sentido, como contribuição da área de Engenharia de Segurança, esta dissertação tem por objetivo discutir uma metodologia para a estruturação de um programa de capacitação no reconhecimento de riscos, para crianças trabalhadoras estudantes, da sa à sa série do ensino fundamental, do município do Rio de janeiro, bem como, a sua aplicação, em caráter piloto, e correspondente avaliação de performance. Para tanto, foi estruturada pesquisa que teve como ponto de partida a elaboração de questionários relativos à determinação da condição de ocupação e do nível de percepção dessas crianças em relação aos riscos ambientais, bem como, do status do entendimento de preceitos básicos da segurança e saúde no trabalho. A segunda etapa envolveu a aplicação dos mesmos, após as devidas adequações e validações junto ao corpo docente da instituição de ensino, parceira neste trabalho. Da análise dos dados da amostra, que teve como base uma fidedignidade de 95%, foi possível elaborar o diagnóstico das condições sob as quais se desenvolve o trabalho dessa parte da população; estabelecer o estágio de percepção aos riscos, bem como, reconhecer o quão disseminado estão os conceitos inerentes ao trabalho prevencionista. Relativamente ao diagnóstico cabe ressaltar que cerca de 50% das crianças estudantes estavam ocupadas em atividades econômicas e não econômicas, em regime de tempo parcial. Mais da metade desse universo era de estudantes do gênero feminino, que se ocupavam principalmente de atividades domésticas na casa dos pais. Uma vez conhecido o perfil dos estudantes trabalhadores foi possível estruturar, aplicar e avaliar a performance de um programa piloto de capacitação customizada para o reconhecimento de riscos e o desenvolvimento da prática de atos seguros. O interesse e a participação demonstrados, bem como, a evolução significativa obtida em todos os itens avaliados nos conduzem a concluir pelo acerto no desenvolvimento da metodologia de capacitação para a formação de estudantes cônscios dos valores conceituais da segurança e saúde no trabalho, contribuindo dessa forma na evolução cultural e na transformação social do nosso país.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho infantil - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectAssistência a menores - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança do trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Saúde e higiene-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleCapacitação de crianças trabalhadoras da 5º a 8º séries da rede de ensino público do município do Rio de Janeiro para identificação de riscos potenciais à saúde e à segurança do trabalha-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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