Avaliação da saúde mental positiva dos discentes da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCortez, Elaine Antunes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1511399937909608-
Autor(es): dc.contributorLima, Jorge Luiz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8243099229156246-
Autor(es): dc.contributorValente, Geilsa Soraia-
Autor(es): dc.contributorMattos, Mónica Montuano Gonçalves Ramos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8356410892509697-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6634398724104917-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Michelle de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:32:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:32:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29764-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772511-
Descrição: dc.descriptionEsse trabalho de conclusão de curso tem como temática a saúde mental dos acadêmicos da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC). A importância da saúde mental é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), na sua própria definição de saúde, como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. O objetivo geral foi avaliar a saúde mental positiva dos discentes de enfermagem através do Questionário de Saúde Mental Positiva (QSM+) de Lluch (2003), já traduzido e adaptado para o português (Carvalho & Sequeira, 2009) que visa avaliar a capacidade do aluno em termos de gestão das variáveis positivas que integram a saúde mental. Trata-se de uma pesquisa exploratória e quantitativa, que teve como cenário a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa e como sujeitos 269 acadêmicos de enfermagem. Foi traçado inicialmente o perfil dos sujeitos da pesquisa com finalidade de agrupar os mesmos e entender a população na qual trabalharíamos. Evidenciamos que a prevalência de idade dos alunos é maior aos 23 anos (16,0%), maioria de mulheres (84,8%), apresentaram maior participação discentes do 1º período (17,1%). Com base nos objetivos quantitativos evidenciamos que os acadêmicos de enfermagem em sua maioria estão satisfeitos com sua vida pessoal, são bons ouvintes, tem dificuldade para lidar com o stress, pouco confiantes em si mesmos, pouco dispostos a ajudar o próximo, possuem facilidade para estabelecer relações interpessoais. Podemos concluir que precisamos investir em estratégias que viabilizem promover a saúde do acadêmico de Enfermagem durante sua formação para que na vida profissional tenham um maior equilíbrio diante das situações impostas pelo ambiente onde irão atuar e a necessidade de conscientização da importância do cuidado-
Descrição: dc.descriptionThis course conclusion work is subject to mental health academics from Aurora Nursing Afonso Costa (EEAAC). The importance of mental health is recognized by the World Health Organization (WHO) in its own definition of health as a state of complete physical, mental and social well-being. The overall objective was to evaluate the positive mental health of nursing students through the Positive Mental Health Questionnaire (QSM +) of Lluch (2003), already translated and adapted to Portuguese (Carvalho & Sequeira, 2009) that aims to assess the student's ability in terms of management of positive variables that integrate mental health. This is an exploratory and quantitative research, which took place at the Aurora Nursing Afonso Costa as subjects and 269 nursing students. It was initially traced the profile of the research subjects with the same purpose of grouping and understand the population in which we would work. We showed that the prevalence of age of the students is higher at 23 (16.0%), most women (84.8%) showed higher participation of students 1 (17.1%). Based on the quantitative targets we showed that nursing students mostly are satisfied with their personal life, are good listeners, have trouble dealing with stress, lack confidence in themselves, unwilling to help others, have to establish facility interpersonal relationships. We can conclude that we need to invest in strategies that enable promote nursing academic health during their training to professional life have a better balance in the face of situations imposed by the environment where they will work and the need for awareness of the importance of care-
Descrição: dc.description138 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDiscentes-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde mental-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de Enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectLeaners-
Palavras-chave: dc.subjectMental health-
Palavras-chave: dc.subjectQuality health-
Título: dc.titleAvaliação da saúde mental positiva dos discentes da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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