O fazer da orientação pedagógica : entre becos-sem- saída e avenidas promissoras

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPerez, Carmen Lucia Vidal-
Autor(es): dc.contributorCPF:63789647772-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4794029A5-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Regina Maria Leite-
Autor(es): dc.contributorCPF:55311539704-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783065U6-
Autor(es): dc.contributorSampaio, Carmen Diolinda da Silva Sanches-
Autor(es): dc.contributorCPF:02186546779-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721868Y6-
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Joanir Gomes de-
Autor(es): dc.contributorCPF:03684865320-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4772078E6-
Autor(es): dc.creatorSilva, Maria Andrade Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:32:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:32:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17649-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772507-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação é resultado da pesquisa que desenvolvi com orientadoras pedagógicas na rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro e na rede Municipal de Educação de Três Rios. Buscando articular pesquisa e vida, vou trançando os dados da pesquisa com minha experiência como orientadora pedagógica na rede Estadual do Rio de Janeiro. A partir de acontecimentos cotidianos, procuro, em minhas análises, complexificar ações e fazeres dessa função na escola , tomando como matriz teórica os estudos da complexidade de Edgar Morin e a pedagogia dialógica de Paulo Freire. Metodologicamente, a dissertação define-se com um relato de experiências articuladas à história oral das trajetórias profissionais de quatro orientadoras pedagógicas. Para coleta de dados, utilizei como procedimentos metodológicos entrevistas semi-estruturadas (realizadas com professoras e especialistas sobre a função e o lugar do orientador pedagógico no espaço escolar), observação de reuniões pedagógicas e registros cotidianos de professoras e orientadoras que, gentilmente, me cederam seus diários e cadernos. A perspectiva histórica, também se constituiu numa forma de abordagem da temática, para tanto, busquei realizar uma pequena genealogia da função do especialista em supervisão e das diferentes nomenclaturas adotadas pelas redes para definir esta função dentro e fora do espaço escolar. A dissertação se insere no Campo de Estudos do Cotidiano da Educação Popular e toma as narrativas das orientadoras pedagógicas, sujeitos ordinários (no sentido certeauniano do termo), como ponto de partida para a compreensão das significações e re-significações que tecem a identidade da orientação pedagógica no cotidiano da escola pública . No que se refere à análise teórica, recorro à metáfora dos becos-sem-saída e das avenidas promissoras, para complexificar as dificuldades enfrentadas no fazer das orientadoras pedagógicas: os becos são os problemas cotidianos que marcam as nossas escolas e muitos deles nos fazem perder o rumo, se vistos e tratados de forma reducionista e simplificadora. Na perspectiva da complexidade, os becos-sem-saídas transformam-se em avenidas promissoras, na medida em que essas situações ao serem olhadas/enfrentadas a partir da dialógica (que para Morin, implica no desvelamento e no diálogo entre lógicas opostas presentes em todas as situações cotidianas) nos apontam outras possibilidades, outros caminhos para o saber-fazer da orientação pedagógica. A dissertação busca visibilizar a tensão cotidiano / complexidade / possibilidades, na perspectiva de superação da concepção tecnicista, marca característica da literatura sobre supervisão escolar e sobre a função do especialista. O resultado é um trabalho de reflexão que se transforma em uma re-construção da identidade e da prática das chamadas orientadoras pedagógicas e dos especialistas em educação no geral .-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectOrientação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectSupervisão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano escolar-
Palavras-chave: dc.subjectOrientação pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectComplexidade-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas-
Palavras-chave: dc.subjectDaily basis-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogic advisors-
Palavras-chave: dc.subjectComplexity-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO fazer da orientação pedagógica : entre becos-sem- saída e avenidas promissoras-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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