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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Perez, Carmen Lucia Vidal | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:63789647772 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4794029A5 | - |
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Regina Maria Leite | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:55311539704 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783065U6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Sampaio, Carmen Diolinda da Silva Sanches | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:02186546779 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721868Y6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Joanir Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:03684865320 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4772078E6 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Maria Andrade Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:32:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:32:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17649 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772507 | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação é resultado da pesquisa que desenvolvi com orientadoras pedagógicas na rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro e na rede Municipal de Educação de Três Rios. Buscando articular pesquisa e vida, vou trançando os dados da pesquisa com minha experiência como orientadora pedagógica na rede Estadual do Rio de Janeiro. A partir de acontecimentos cotidianos, procuro, em minhas análises, complexificar ações e fazeres dessa função na escola , tomando como matriz teórica os estudos da complexidade de Edgar Morin e a pedagogia dialógica de Paulo Freire. Metodologicamente, a dissertação define-se com um relato de experiências articuladas à história oral das trajetórias profissionais de quatro orientadoras pedagógicas. Para coleta de dados, utilizei como procedimentos metodológicos entrevistas semi-estruturadas (realizadas com professoras e especialistas sobre a função e o lugar do orientador pedagógico no espaço escolar), observação de reuniões pedagógicas e registros cotidianos de professoras e orientadoras que, gentilmente, me cederam seus diários e cadernos. A perspectiva histórica, também se constituiu numa forma de abordagem da temática, para tanto, busquei realizar uma pequena genealogia da função do especialista em supervisão e das diferentes nomenclaturas adotadas pelas redes para definir esta função dentro e fora do espaço escolar. A dissertação se insere no Campo de Estudos do Cotidiano da Educação Popular e toma as narrativas das orientadoras pedagógicas, sujeitos ordinários (no sentido certeauniano do termo), como ponto de partida para a compreensão das significações e re-significações que tecem a identidade da orientação pedagógica no cotidiano da escola pública . No que se refere à análise teórica, recorro à metáfora dos becos-sem-saída e das avenidas promissoras, para complexificar as dificuldades enfrentadas no fazer das orientadoras pedagógicas: os becos são os problemas cotidianos que marcam as nossas escolas e muitos deles nos fazem perder o rumo, se vistos e tratados de forma reducionista e simplificadora. Na perspectiva da complexidade, os becos-sem-saídas transformam-se em avenidas promissoras, na medida em que essas situações ao serem olhadas/enfrentadas a partir da dialógica (que para Morin, implica no desvelamento e no diálogo entre lógicas opostas presentes em todas as situações cotidianas) nos apontam outras possibilidades, outros caminhos para o saber-fazer da orientação pedagógica. A dissertação busca visibilizar a tensão cotidiano / complexidade / possibilidades, na perspectiva de superação da concepção tecnicista, marca característica da literatura sobre supervisão escolar e sobre a função do especialista. O resultado é um trabalho de reflexão que se transforma em uma re-construção da identidade e da prática das chamadas orientadoras pedagógicas e dos especialistas em educação no geral . | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supervisão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientação pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Complexidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Daily basis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogic advisors | - |
Palavras-chave: dc.subject | Complexity | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | O fazer da orientação pedagógica : entre becos-sem- saída e avenidas promissoras | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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