Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Júdice, Norimar Pasini Mesquita | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:56398695622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799930E0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Menezes, Vanda Maria Cardoso de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:24158965822 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Danusia Torres dos | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:62907860022 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2694352639729560 | - |
Autor(es): dc.contributor | Trouche, Lygia Maria Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:34598657922 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758837P9 | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Milena Maximo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:32:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:32:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-02-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18340 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/772506 | - |
Descrição: dc.description | Texts in which image and word are associated increasingly circulate in contemporary western society, and thus demand that individuals have another kind of literacy, called visual. First and foreign language teachers must develop with their students the competences and skills required to the reading of such texts. In the particular case of a Brazilian Portuguese for Foreigners (BPF) teacher, working with genres composed by verbal and non-verbal elements can be a profitable experience owing to the variety of aspects to be delt with, namely: image, society, culture and language, among others. This research s aims are to analyze the visual component of the series of comic strips Gente Fina (by Bruno Drummond), also carrying out a study of the (socio)cultural and linguistic features highlighted in the corpus, and to present two accounts of activities motivated by some of these comic strips in BPF immersion classes in Rio de Janeiro, assessing their applicability to the development of reading (mainly) and writing. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | Textos que conjugam imagem e palavra circulam cada vez mais na sociedade contemporânea ocidental, exigindo dos indivíduos um outro tipo de letramento, denominado visual. Professores de línguas tanto maternas quanto estrangeiras - devem estar atentos para desenvolver com seus alunos as competências e habilidades necessárias para a leitura desses textos. No caso específico do professor de PBE (Português do Brasil para Estrangeiros), o trabalho com gêneros que se constituem por elementos verbais e não-verbais pode ser proveitoso pela riqueza de aspectos a serem abordados imagéticos, sociais, culturais, lingüísticos, entre outros. O presente estudo tem por objetivos realizar uma análise visual das tirinhas da série Gente Fina (de Bruno Drummond), fazendo uma prospecção de aspectos (socio)culturais e lingüísticos em foco no corpus, e apresentar dois relatos de atividades realizadas com tiras da mencionada série em turmas de aprendizes PBE em imersão no Rio de Janeiro, verificando sua aplicabilidade no desenvolvimento de atividades de leitura (em especial) / produção de textos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Falantes estrangeiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística aplicada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero tirinha | - |
Palavras-chave: dc.subject | Português do Brasil para Estrangeiros (PBE) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comic strips | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian Portuguese for Foreigners (BPF) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Tirinhas Gente Fina : análise discursivo-semiótica para abordagem no ensino de Português do Brasil para Estrangeiros (PBE) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: